27/12/2009

Cale/Eno: "Heartbreak Hotel" 1974


Cale/Eno: "Heartbreak Hotel" live cover (1974

V/A - Fluxus Anthology

CHARLES HAYWARD

CHARLES HAYWARD

"Abracadabra Information" Locus Solus, 2004 

MIDLAKE


Midlake formados em 2000, na pequena cidade de  Denton, Texas lá, os cinco músicos trabalharam para criar um som que ao mesmo tempo fosse agradável e próprio. Foram descobertos pelo proprietário da Bella Union Records, o Cocteau Twins, e baixista, Simon Raymonde. Simon apaixonou-se pela banda, e juntos começaram a cultivar um relacionamento focado no compartilhamento das músicas dos Midlake com o mundo. A banda cria o seu primeiro álbum, um trabalho de visão , talento, e dedicação "Bamnan and Slivercork ".
Lançado em Junho de 2004, 'Bamnan and Slivercork tornou-se favorito de críticos e fãs.Um membro dessa base de fãs é a lenda do skateboarding que virou actor, Jason Lee ( juntou forças com os Midlake como um grande defensor, promotor e colaborador, e chegou mesmo a dirigir e filmar um vídeo para o single, 'Balloon Maker' ).

Em 2006 produzem "The Trials of Van Occupanther" com reminiscências e harmonias soft rock de bandas como os America, Laurel Canyon, e de trovadores Neil Young e Gene Clark. Comparado a Bamnan and Slivercork, usa menos os teclados em favor da viola, piano, vocais, e guitarra eléctrica. O som é algo mais relacionado ao folk rock de 70 , mas não de uma forma enigmática .
O álbum foi bem recebido fez a banda atingir novas alturas e alargar a base de fãs. The Courage of Others, o terceiro disco está previsto para sair no principio do ano 2010.

OREN AMBARCHI – Intermission 2000-2008



Oren Ambarchi – Intermission 2000-2008.
Depois de lançar na Touch em 2001, Suspension,2004, Grapes From The Estate, 2007 In Pendulum Embrace, e das colaboraborações com os(Sunn O))), Merzbow, e Keiji Haino, Oren oferece-nos Intermission,como uma introdução à sua obra.Passou a adolescência aprendendo a tocar bateria, favorecendo o free jazz ouvindo John Coltrane, Alice Coltrane, jazz espiritual entre outros, permitido pelas suas raízes judaicas. Foi para Nova York estudar  numa escola ortodoxa judaica em Brooklyn, mergulhando no misticismo de dia e na musica experimental de noite.A música dos compositores Morton Feldman e Alvin Lucier, o jazz avant-garde de John Zorn, e o ruído de Keiji Haino, levaram-no a pegar numa guitarra.

Resultado volta á Austrália, e fortemente influenciado pela cena Japonesa uniu o grupo de noise/punk Fleuma com o baterista Robbie Avenaim e, posteriormente, Sisters of Menstruation.

THE SHAGGS - Philosophy of the World


‘Philosophy Of The World’,  (09 mar. 2009) fêz aniversário dos 40 anos de gravação.
Trio formado pela irmãs Wiggin, de Fremont , New Hampshire , EUA, nos finais dos anos 60.
Dorothy Wiggin ( lider guitarra, vocais ), Betty Wiggin (guitarra ritmo, vocais), Helen Wiggin (bateria).


The Shaggs foram formadas em cerca de 1968 pelas irmãs Dorothy ('Dot'), Helen e Betty Wiggin, tinham sido pressionadas no serviço musical pelo pai Austin. Decidiu que as filhas poderiam estar a passar perto da pobreza, para esse efeito, comprou ás meninas duas guitarras e uma bateria pequena (a quarta irmã Rachel, mais tarde, junta-se no baixo) e aulas de música para o que seria certamente a sua ascensão ao estrelato deslumbrante.

O único problema era que, mesmo após todo o esforço, e depois de todas as práticas forçadas, shows na American Legion, e em salões de danças locais, as meninas...... ainda só não eram muito boas.

Não é que elas não tentassem: as meninas tocavam constantemente. A sua cidade natal não tinha o seu próprio colégio, em vez de as enviar para o município mais próximo, foram autorizadas a tirar cursos por correspondência, o que lhes permitiu ter ainda mais tempo tocar os seus instrumentos, escrevendo músicas, e cada vez mais confortáveis como uma unidade de banda.

Crescendo uns lugares acima da sujeira pobre de New Hampshire, as três meninas apesar da sua falta de experiência musical, Austin Wiggins levou as meninas até um estúdio em Massachusetts, e determinado a gravar uma cassete, enquanto elas ainda estavam "quentes", reservou uma série de sessões de gravação. Firma um acordo com a local fly-by-night editora, Third World, e gravam num dia as doze canções do seu álbum de estreia, Filosofia do Mundo. A resposta, para dizer no mínimo, foi abaixo do esperado Mil cópias foram prensadas, mas 100 delas desapareceram rapidamente, junto com o presidente da empresa.

The Shaggs começaram a tocar regularmente, aos sábado à noite de volta a casa em Fremont, NH, e acrescentam a outra irmã, Rachel, no baixo, para as suas fileiras. Quando Austin Wiggins faleceu em 1975, o grupo desfez-se e nunca mais tocaram juntas novamente. Mas ao longo dos anos seguintes, a tentativa equivocada e solitária gravação começou a ganhar status de culto.

Harry Palmer, na época um veterano da indústria da música, passou a visitar os estúdios da Third World, um dia por volta de 1970, ele e o amigo Charles Dreyer, co-proprietário do selo que tinha projectado um álbum da banda Palmer Ford Theatre alguns anos antes.Vendo numas caixas o álbum das Shaggs escondido num canto do estúdio, Palmer perguntou o que era, e Dreyer disse-lhe, "sei tanto da história como tu sabes".

Palmer estava atordoado. Embora a música era manifestamente incompetente do ponto de vista estético, havia algo ... cru e honesto.Todos ficaram admirados.Personalidades Alt-rock elogiaram pela sua honestidade, qualidades caseiras, até mesmo numa entrevista à revista Playboy, Frank Zappa chama a Philosophy of the World, o seu terceiro álbum favorito de todos os tempos, e NRBQ reedita-o em 1980, o seu estatuto lendário já estava confirmado.

Outras gravações, mais tarde, e um pouco mais de proficiência surgiu na compilação Shaggs' Own Thing, ambos os álbuns foram produzidos para CD, na Rounder/Red Rooster, emitido simplesmente como The Shaggs(com capa diferente). Em 1999, RCA Victor, finalmente relançou o álbum original Philiosophy com a capa original, notas e sequenciação, mantendo a música das The Shaggs (que se pode visualizar como arte ingênua ou primitiva ou apenas uma banda de garagem que realmente não sabe tocar ou cantar)viva para o novo milénio.

NAKED CITY - Live at Knitting factory 1989


NAKED CITY - Live at Knitting factory 1989

The Incredible Flying Torture Orchestra


The Incredible Flying Torture Orchestra, banda de Chicago, IL, minimalista, noisy, bits, melodica - a musica combina elementos, minimalismo, shoegaze, e electronica.

2008-The Incredible Flying Torture Orchestra
2008-Alchemy
2008-Music for the post-apocalypse
2009-Music For Chairs

JANDEK – Portland Thrusday


Jandek – Portland Thrusday
Duplo disco ao vivo da performance ao vivo de Jandek em 20 de abril de 2006, no Hollywood Theater, em Portland, Oregon. Sam Coomes (Quasi) no baixo, Emil Amos (Grails, Om )na bateria, Liz Harris(Grouper) e Jessica Dennison.

DANNY COHEN - Museum of dannys

DANNY COHEN - Museum of dannys

PETER WALKER


Peter Walker lançou um disco seminal experimental de guitarra acústica. Agora, quase 40 anos desde o lançamento de Raga, Peter retorna ao estilo mais experimental que ajudou a criar nos anos 60, e estará em tourné pela primeira vez em quase quatro décadas.
A Raga For Peter Walker também foi lançado através da editora de Nova York,
Tompkins Square, apresenta quatro novas gravações de Mr. Walker, e faixas inspiradas por discípulos do seu trabalho-James Blackshaw, Greg Davis, Jack Rose, Thurston Moore, Steffen Basho-Junghans e David Shawn McMillen.

20/12/2009

A FLOCK of SEAGULLS



A Flock of Seagulls " A Flock of Seagulls " 1982.
A minha geração deve-se lembrar desta banda pop.
Quando comprei o meu primeiro HI-FI, foram uma das das minhas compras iniciais e a minha entrada na movimento pop, new romantic -The Fix, Adam Ant, Modern English, ABC
Spandau Ballet, Duran Duran, Human League.

AND ALSO the TREES


And Also the Trees " When the Rains Come " 2009.
Formaram-se em 1979, Inkberrow, Worcestershire, Inglaterra.
O primeiro álbum "From Under the Hill", foi editado em 1982.

FLAT EARTH SOCIETY


Flat Earth Society "Cheer Me, Perverts! ",2009

18/12/2009

MELHORES do ANO 2009


Críticos da Billboard votam nos melhores de 2009.

1 Jay-Z - The Blueprint 3
2 Yeah Yeah Yeahs - It`s Blitz
3 Animal Collective - Merriweather Post Pavillion
4 Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix
5 Neko Case - Middle Cyclone
6 Wilco - Wilco (The Album)
7 Dirty Projectors - Bitte Orca

The VELVET UNDERGROUND


O homónimo terceiro álbum de originais foi o primeiro que contou com a presença de Doug Yule, o substituto de John Cale, que tinha abandonado o grupo em 1969. É um álbum onde se nota menos a influência de Andy Warhol.A faceta mais experimental que tinha sido aprofundada no anterior White Light/White Heat, muito por causa de John Cale, não foi tão explorada neste The Velvet Underground.

REUNIÃO dosThe VELVET UNDERGROUND


Lou Reed, Maureen Tucker e Doug Yule reuniram-se recentemente na Biblioteca Pública de Nova Iorque para uma conversa sobre a história do grupo, que agora está disponível para 'download' gratuito

Estávamos em 1993 quando os The Velvet Underground decidiram reunir-se para uma digressão que chegou a passar pelo festival de Glastonbury e pelas primeiras partes de algumas datas da Zoo TV Tour dos U2. Na semana passada o grupo voltou a aparecer em público, sem a presença de John Cale, mas para uma experiência algo diferente do esperado, já que Lou Reed, Doug Yule e Maureen 'Moe' Tucker se reuniram na Biblioteca Pública de Nova Iorque para uma conversa com o editor da Rolling Stone, David Fricke, sobre a formação do grupo e o papel influente que tiveram para a história da música. Isto no ano em que se comemoram também 45 anos desde a sua fundação.

E se nos tempos que correm os Velvet Underground são um verdadeiro ícone, os aplausos nem sempre se fizeram ouvir. Lou Reed lembrou os comentários que fizeram aos primeiros concertos em São Francisco, em 1966: "No San Francisco Chronicle disseram que éramos muito campy." O músico lembrou ainda a estreia ao vivo do grupo, no ginásio da escola Sum- mit High School, em Nova Jérsia, concerto pelo qual receberam 80 dólares (à volta de 54 euros).

Durante os 90 minutos em que estiveram à conversa perante 500 pessoas na Biblioteca Pública de Nova Iorque, recordaram ainda os tempos em que ensaiavam na Factory de Andy Warhol, onde conheceram a sua femme fatale, Nico. Andy Warhol teve mesmo um papel predominante para a afirmação dos Velvet Underground, como confirmou Lou Reed neste encontro: "É difícil de imaginar onde estaríamos sem ele. Se tivesse uma abertura de uma galeria ele levava-nos. Ele alimentou-nos." O músico, que foi o principal compositor das canções dos Velvet Under- ground, afirmou mesmo que "Andy Warhol foi uma das melhores pessoas que conheci na minha vida".

Foi também Warhol quem produziu o disco emblemático do grupo, The Velvet Underground & Nico. A cantora alemã, que foi uma das musas de Warhol, foi uma das principais temáticas abordadas na conversa que reuniu o grupo. E nessa noite Lou Reed deixou bem claro que as canções desse disco não foram escritas a pensar em Nico: "As canções já estavam escritas, eu não as escrevi especificamente para ela." O músico con- fessou também que decidiram juntar-se à cantora, que também foi modelo, porque "nenhum de nós era muito bonito". Reed e Tucker falaram ainda das dezenas de canções que experimentaram com Nico, o que por vezes foi, como Tucker referiu, uma "tortura".

Mas essa noite que juntou numa mesma sala Lou Reed, Maureen Tucker e Doug Yule como Velvet Underground não viveu só de conversa. A noite começou mesmo ao som dos mais de sete minutos de Heroin, canção presente no primeiro álbum do grupo. Já para o final afirmou: "Até hoje ninguém se aproximou do que os Velvet Underground fizeram. Não neste universo."

YO LA TENGO


Os Yo La Tengo regressam a Portugal já no próximo ano para apresentar o seu 12º álbum de originais, «Popular Songs», editado em Setembro, 2009. O grupo vai subir ao palco da Aula Magna dia 14 de Março e actuar ao vivo na Casa da Música no dia seguinte.

«Popular Songs» tem sido bastante bem recebido pela crítica e pelo público, sendo já apontado como um dos fortes candidatos às listas que reúnem os melhores discos do ano. Georgia Hubley, Ira Kaplan e James McNew são o trio responsável. A última vez que os Yo La Tengo actuaram em Portugal foi em 2006.

14/12/2009

BARK PSYCHOSIS


Bark Psychosis durante seu período activo de 1988 a 1994, deixaram uma marca no rock. A sua música é melhor descrita como post rock - o que aconteceu na crítica pública que Simon Reynolds fêz na Wire.A descrição de post rock foi gradualmente alargada a todos os tipos de rock experimental, basicamente relacionados com o movimento alternativo. é possivel na actualidade diferenciar varias escolas de gener,- a electronica (Hood, Fridge, label Factory), a americana derivada de uns Slint ,Gastr del Sol, os primeros Tortoise, a ambient-contemporanea Sigur Ros, a canadiana (label Constellation)e a fundamentada no trabalho de guitarras (Mogwai, Explosions in the Sky, etc...).Os Bark Psychosis com a utilização de samplers criam paisagens sonoras trazendo um novo som para o genero. Com 5 faixas ao vivo, versões remasterizadas, "Reserve Shotgunman", "Hex"unidas por um ultra raro tema, que todos os fãs dos Psychosis já terão ouvido - Clawhammer. Bark Psychosis - Replay, 1988.

Chris Corsano + Paul Metzger + Ben Chasny



Chris Corsano parceiro de(Paul Flaherty, Joe McPhee, Nels Cline), Ben Chasny (também conhecido como lider dos Six Organs Of Admittance)e Paul Metzger " the best banjo playing ever", guitarrista do trio punkjazz "on-again/off-again" TVBC.

Current 93 + Nurse With Wound


Current 93 & Nurse With Wound "Mi-Mor t" 1985 , Cassette - Label: Staalplaat

ILLUSION Of SAFETY


Illusion Of Safety - Live Sound Of IOS Post Effects, 1987, Cassette
Electronica Abstract, Industrial, Experimental, Ambient

Os IOS tem sido o projecto de Dan Burke, desde 1983, trabalhou com numerosos indivíduos em várias combinações de um a 12 membros. O seu trabalho tem sido continuamente em evolução, cada colaborador tem trazido a sua própria perspectiva única para o projecto. Desde 1991 IOS lançaram 15 CDs em etiquetas como a Silent, Odd Size, Staalplaat, Soleilmoon, Manifold, Tesco, e Complacency.

Yona-Kit


Yona-Kit - Yona-Kit, 1995
Membros:
Darin Gray, Jim O'Rourke, Kazuyuki Kishino, Thymme Jones

Kevin Blechdom – Eat My Heart Out (Chicks On Speed 2005)


Kevin Blechdom – Eat My Heart Out (Chicks On Speed 2005)
Design by Kevin Blechdom

Tanto a arte e a música do álbum que realmente ressoava com os meus nervos mexidos no últimos anos.Há duas capas para o álbum, a de cartão, exterior tem um desenho em que, supostamente para proteger as sensibilidades vulneráveis a foto de um "nudie" de Kevin Blechdom segurando o peito por baixo. A capa de cartão tem um desenho envolvente sobre ele; mostra Kevin segurando um coração grande que tem uma seta do Cupido de madeira partido sobre ele. Sangue escorre para fora das veias cortadas para formar bolhas amorfas.

Red Krayola With Art Language, The Sighs Trapped By Liars


Red Krayola With Art & Language, Sighs Trapped By Liars, 2007.

Acoustic Guitar, Harmonica, Synthesizer - Jim O'Rourke
Acoustic Guitar, Piano - Mayo Thompson
Bass - Noel Kupersmith
Drums - John McEntire
Electric Guitar, Bass - Tom Watson
Lyrics By - Art & Language
Vocals - Elisa Randazzo , Sandy Yang

HOUSE OF WAX (1953)

«HOUSE OF WAX (1953)»

Esculturas em cera bem realistas, peças parecem quase vivas... A cara do vilão deformada por um incêndio envolveu muita cera e resultou num dos mais assustadores vilões da história do cinema. Os efeitos especiais foram inovadores nos anos 50. Para assustar ainda mais, era sabido que o próprio realizador na vida real tinha apenas um olho.

"House of Wax", de 1953, primeiro filme 3-D que passou pelas salas de cinema americanas.

Nova York 1910, Henry Jarrod, um famoso escultor de imagens em cera, enlouquece quando o trabalho da sua vida é destruído por um incêndio criminoso.
Mas Jarrod descobre uma maneira fácil, e mais mortal, de recriar as peças de seu museu. O resultado do trabalho é assustador, pois as peças parecem quase vivas...

Realização: Andre De Toth
Música: David Buttolph
Com: Vincent Price, Frank Lovejoy, Phyllis Kirk, Carolyn Jones, Charles Bronson