30/09/2011

SOUNDGARDEN + CHRIS CORNELL

Chris Cornell, vocalista e guitarrista dos Soundgarden, confessou que não sabe ler nem escrever música, em entrevista ao site Indiewire.com.

O músico admitiu que nunca devia ter deixado as aulas de piano para trás quando era criança, culpando um professor "tive um mau professor", disse Cornell "aprendi a ler música muito rápido, mas hoje não sei nada".

Originalmente encontrou o sucesso como vocalista dos Soundgarden de Seattle, o vocalista Chris Cornell forjou uma carreira de sucesso após o fim da banda em 1997, tanto com o supergrupo Audioslave, como artista a solo. Nascido em Seattle em 20 de julho de 1964, a sua carreira musical não toma forma até que o adolescente começa a tocar bateria numa banda de covers local.

Embora passasse a maior parte da sua adolescência como um solitário, a música rock ajudou-o a superar o desconforto em torno de outros. Depois de abandonar a escola e trabalhar como cozinheiro, Cornell lançou as bases para o que viria a ser os Soundgarden nos anos 80.

Junto com os Melvins, Soundgarden foi uma das primeiras bandas de rock a abraçar a energia jovem do punk para um rastreamento Black Sabbath. Após o lançamento de várias gravações em vários selos independentes, os Soundgarden tornam-se numa das primeiras bandas do underground de Seattle a assinar com uma grande editora, A & M, que emitiu Louder Than Love, em 1989.

Cornell retornou à sua carreira a solo com Carry On em 2007. Embora o álbum seja em grande parte biográfico, contou com um cover de Michael Jackson "Billy Jean" e uma música do filme de James Bond, Casino Royale. Dois novos singles, "Ground Zero" e "Watch Out", foram oferecidos como downloads digitais, um ano depois, com uma ênfase recente na electrónica e truques de estúdio ,as faixas foram gravadas com o produtor Timbaland, com quem Cornell em parceria criou o seu terceiro álbum a solo. Abastecido de drum machines, e melodias R & B, Scream chegou em Março de 2009, "o melhor trabalho que eu fiz na minha carreira", mas foi mal recebido por vários críticos.

29/09/2011

Músico cego e autista estreia concerto em Londres

Um novo concerto escrito especialmente para um pianista cego e autista estreia nesta semana em Londres.

O concerto para piano foi escrito pelo compositor Matthew King para o inglês Derek Paravicini, que toca piano desde os cinco anos de idade. Apesar das dificuldades na sua vida provocadas pelas deficiências, ele tem um dom natural para a música.

Matthew King conta que o concerto é inspirado em Gershwin, o músico favorito de Derek. O compositor diz que a peça é uma espécie de versão musical da vida de Derek. Ela começa em um local escuro, com a música tentando entender o que acontece ao seu redor, e de repente um ritmo fascinante entra em cena.

Para aprender a tocar a música, Derek ouviu o concerto e reproduziu tudo no seu piano. Ele já foi até apelidado de o iPod humano, pois possui a capacidade de ouvir uma música apenas uma vez para aprender a tocá-la.

R.I.P. Sylvia Robinson

Sylvia Robinson, co-fundadora da Sugar Hill Records, morreu nesta quinta-feira (29) de insuficiência cardíaca aos 75 anos.

Fundou a Sugar Hill Records em 1979 ao lado do marido, Joe Robinson, e Milton Malden. No mesmo ano, foi responsável por lançar o primeiro single de hip-hop a alcançar sucesso comercial, "Rapper's Delight", do grupo The Sugarhill Gang.

Em 1982, Sylvia produziu "The Message", dos Grandmaster Flash and the Furious Five, primeira música de rap a ser colocada no Arquivo Nacional norte-americano e creditada por trazer consciência social ao hip-hop.

Sylvia Robinson começou a carreira como cantora da dupla Mickey & Sylvia no final dos anos 1950. Em 1973, já em carreira solo, criou o hit "Pillow Talk".

Samples da música "Love On a Two Way Street", do grupo The Momentos, escrita e produzida por Sylvia Robinson, foram usados no sucesso de Jay-Z e Alicia Keys "Empire State of Mind", de 2009.

17/09/2011

TOM WAITS +CHUCK E. WEISS+ RICKY LEE JONES

Em 1978 Tom Waits lançou Blue Valentine. Na capa a imagem de Waits e Ricky Lee Jones posando como amantes ( Chuck E. Weiss aparece atrás).

A imprensa internacional não tinha realmente notado ainda em Rickie Lee Jones (ou Chuck E. Weiss). Jones estar na capa de Blue Valentine foi referida como "a loira misteriosa".

No final dos anos 1970 Waits nunca a tinha mencionado em entrevistas, nem os entrevistadores perguntaram a Waits sobre ela. Blue Valentine tem a santa trindade Waits-Weiss-Jones.

CHUCK E. WEISS

Chuck E. Weiss Extremely Cool, 1999, Ryko/Rhino

Chuck E. Weiss nasceu em Chicago, cresceu em Denver. Em adolescente, sentou-se na bateria num club em Denver com Lightnin 'Hopkins. No final dos anos 60, Chuck E. Weiss foi em tourné com Hopkins, depois com Willie Dixon, Muddy Waters, Dr. John (Mac Rebennack), Roger Miller entre outros.

Finais de 1979, Chuck E. Weiss, forma a banda chamada: "Chuck E. Weiss and the goddamn liars" - e os malditos mentirosos . Eles só tocavam no distrito de Los Angeles (na antiga "Central", agora "Viper Room" e no "Highland Grounds"- Weiss também não estava construindo a sua reputação fora LA, porque quase nunca viajou devido a um medo de voar.

Rickie Lee Jones conhece na década de 80- Tom Waits: casado, artisticamente em desenvolvimento, viajando pelo mundo. E. Weiss: permanecia em Los Angeles, tocando em clubes mesmo depois da noite ... Weiss tinha um show nocturno regular, no popular, Central em Hollywood. Tocou lá por 11 anos antes do hit foram tempos difíceis. Ele estava prestes a fechar quando Chuck chamou o seu amigo, o actor Johnny Depp .

O novo clube de Weiss e Depp do antigo Central na Sunset Boulevard tornou-se o trendy Viper Room. Rapidamente se tornou o favorito, onde juventude e bonita de Hollywood poderia se misturar entre alguns elementos seedier rock ´n roll da cidade cidade. O Viper Room tornou-se num enorme sucesso, mesmo enfrentando a tragédia do actor River Phoenix que morreu fora do clube em 1993.

Em 1981, o primeiro álbum de Chuck E. Weiss foi lançado chamado: "The Other Side Of Town" (Select Records, re-lançado em 2007). Foi apenas uma fita demo lançada contra a vontade de Weiss, e foi retirado do mercado pouco depois. O álbum apresenta um dueto com Ricki Lee Jones (Sidekick), Dr. John toca teclados.

Chuck escreveu músicas para vários filmes e projectos de televisão, incluindo "The Brave", estrelado por Johnny Depp e Marlon Brando, o culto flick "Dabeateo", the Judge Reinhold, Willem Dafoe canta "Roadhouse", bem como o tema para Showtime "Rude Awakening". Mas finalmente interveio Waits. Em 1998 ele conseguiu ir para estúdio e concordou em co-produzir e cantar no seu álbum,'Extremely Cool'.


Tom Waits ( em 2002):.. "... conheci o meu amigo Chuck E. Weiss em 1974, ele é um mensch, um mentiroso, um macaco, um Vaudevillian patológico. Ele é um parente distante de Houdini, um louva-deus cavalgando como uma garça por um bairro ruim. Ele é um reverendo acenando com uma pistola ao redor. Basicamente, ele está no negócio do salvamento e você deve fazer tudo o que ele vos disser ".

Demorou 18 anos para dar a volta a fazer outro disco.
Chuck E. Weiss (1999): "... Bem, você poderia dizer que eu me distraí. Se você realmente quer saber, eu só não gostava de me associar com o que estava acontecendo na indústria fonográfica naqueles dias.. Ao longo dos anos, eu tive um monte de gente a fazer algumas sugestões muito estranhas para mim, e eu não gostei. Havia sempre algum tipo de captura. 'O que você vê é o que você ganha "é o que eu sempre pensei que era, e ao longo dos anos sempre alguém quuis fazer algo que não estava de acordo com meus próprios princípios.
Uma vez um queria que eu fizesse um dueto com Sandra Bernhard. Depois, houve um cara que queria que eu fosse um dos Blues Brothers. Você não me conhece, mas nem uma dessas coisas é o que eu quero fazer. Ao longo dos anos não parecia aquele clique, e nada realmente aconteceu. O meu amigo Tom Waits foi sempre tentou conseguir para eu ir para estúdio. Imaginei que, quando o tempo certo chegasse eu estaria com uma editora ... Quando eu estava crescendo, ouvia alguma coisa na rádio, e gostava da música, e não se importava com quem o artista se parecia. Agora é mais visual . Talvez eu não gostasse aderir à parte visual " .

CHARLES MINGUS

Charles Mingus Mingus Ah Um, 1959

Už Jsme Doma

Uz jsme Doma, são uma banda de rock progressivo de Praga, República Checa, originalmente formado em Teplice cidade fronteiriça em 1985. Complexo som do grupo, longevidade, tournés e o diverso envolvimento artistico fora dos média ganharam-lhes um número de seguidores. The Prague Post chamou-lhes um dos " dois bastiões na cena alternativa da República Checa cena alternativa ".

Embora, de acordo com o seu livro pop-up 11, têm "recebido todos os tipos de rótulos, como punk intelectual, musica Africana, punk orquestral, punk funk, ska, inspiração por Zappa, Uriah Heep, cantos gregorianos, e muitos outros". Muitos acusam a música da banda de ser caótica, quando na realidade está organizada e estruturada de forma semelhante à composição clássica. Citam como influências musicais The Damned, Ebba Grön, Pere Ubu, Uriah Heep, Omega, o movimento R.I.O, e Rolling Stones. Os críticos também comparam a banda aos Fugazi e a Men at Work.

A banda tem, até à data, lançou sete álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo, um best-of e um DVD contendo imagens ao vivo e um documentário sobre a história da banda, que discute a sua importância artística e narra as dezenas de mudanças na formação na sua longa carreira.

Além das funções tradicionais, como a banda, assumiram uma grande variedade de projectos fora da performance musical simples, trabalharam para teatro, cinema e arte. O nome da banda traduz literalmente, "estamos em casa agora ", mas idiomaticamente significa " bem, lá vai você", em conversa Checa.

SCHWUMP

Schwump – Kick In The Butt, Not On Label (Schwump)