01/11/2009

NANNI MORETTI

Nanni Moretti confronta a platéia com a pior dor possível, a maior dor que um ser humano é capaz de sentir. E eu que o diga já o senti, e por duas vezes. Afinal a historia repete-se.

Giovanni (Nanni Moretti) é um psicanalista que reside e trabalha na cidade de Ancona, Itália. Tem uma convivência afectuosa e harmoniosa com a mulher, o filho e a filha, ambos adolescentes. É, em suma, uma vida completa, que Nanni retrata com seu humor habitual. Casado com Paola (Laura Morante) tem dois filhos: a menina Irene (Jasmine Trinca) e o jovem Andrea (Giuseppe Sanfelice). A sua vida transcorre tranquila, dividida entre a família e o consultório, até que uma tragédia a transtorna completamente. Para atender a uma chamado urgente de um paciente, Giovanni deixa de acompanhar o filho à praia e nesse passeio o rapaz morre afogado. A família, é claro, ressente-se profundamente com a morte e Giovanni sofre uma forte sensação de remorso, apesar do apoio da esposa.

Drama de uma violencia psicologica extrema, atenuada pela sensibilidade propria do cinema Italiano. Moretti nas suas obras iniciais usa ironia e sarcasmo para retratar o mundo juvenil do seu tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário