18/12/2009

REUNIÃO dosThe VELVET UNDERGROUND


Lou Reed, Maureen Tucker e Doug Yule reuniram-se recentemente na Biblioteca Pública de Nova Iorque para uma conversa sobre a história do grupo, que agora está disponível para 'download' gratuito

Estávamos em 1993 quando os The Velvet Underground decidiram reunir-se para uma digressão que chegou a passar pelo festival de Glastonbury e pelas primeiras partes de algumas datas da Zoo TV Tour dos U2. Na semana passada o grupo voltou a aparecer em público, sem a presença de John Cale, mas para uma experiência algo diferente do esperado, já que Lou Reed, Doug Yule e Maureen 'Moe' Tucker se reuniram na Biblioteca Pública de Nova Iorque para uma conversa com o editor da Rolling Stone, David Fricke, sobre a formação do grupo e o papel influente que tiveram para a história da música. Isto no ano em que se comemoram também 45 anos desde a sua fundação.

E se nos tempos que correm os Velvet Underground são um verdadeiro ícone, os aplausos nem sempre se fizeram ouvir. Lou Reed lembrou os comentários que fizeram aos primeiros concertos em São Francisco, em 1966: "No San Francisco Chronicle disseram que éramos muito campy." O músico lembrou ainda a estreia ao vivo do grupo, no ginásio da escola Sum- mit High School, em Nova Jérsia, concerto pelo qual receberam 80 dólares (à volta de 54 euros).

Durante os 90 minutos em que estiveram à conversa perante 500 pessoas na Biblioteca Pública de Nova Iorque, recordaram ainda os tempos em que ensaiavam na Factory de Andy Warhol, onde conheceram a sua femme fatale, Nico. Andy Warhol teve mesmo um papel predominante para a afirmação dos Velvet Underground, como confirmou Lou Reed neste encontro: "É difícil de imaginar onde estaríamos sem ele. Se tivesse uma abertura de uma galeria ele levava-nos. Ele alimentou-nos." O músico, que foi o principal compositor das canções dos Velvet Under- ground, afirmou mesmo que "Andy Warhol foi uma das melhores pessoas que conheci na minha vida".

Foi também Warhol quem produziu o disco emblemático do grupo, The Velvet Underground & Nico. A cantora alemã, que foi uma das musas de Warhol, foi uma das principais temáticas abordadas na conversa que reuniu o grupo. E nessa noite Lou Reed deixou bem claro que as canções desse disco não foram escritas a pensar em Nico: "As canções já estavam escritas, eu não as escrevi especificamente para ela." O músico con- fessou também que decidiram juntar-se à cantora, que também foi modelo, porque "nenhum de nós era muito bonito". Reed e Tucker falaram ainda das dezenas de canções que experimentaram com Nico, o que por vezes foi, como Tucker referiu, uma "tortura".

Mas essa noite que juntou numa mesma sala Lou Reed, Maureen Tucker e Doug Yule como Velvet Underground não viveu só de conversa. A noite começou mesmo ao som dos mais de sete minutos de Heroin, canção presente no primeiro álbum do grupo. Já para o final afirmou: "Até hoje ninguém se aproximou do que os Velvet Underground fizeram. Não neste universo."

Sem comentários:

Enviar um comentário