27/12/2009

THE SHAGGS - Philosophy of the World


‘Philosophy Of The World’,  (09 mar. 2009) fêz aniversário dos 40 anos de gravação.
Trio formado pela irmãs Wiggin, de Fremont , New Hampshire , EUA, nos finais dos anos 60.
Dorothy Wiggin ( lider guitarra, vocais ), Betty Wiggin (guitarra ritmo, vocais), Helen Wiggin (bateria).


The Shaggs foram formadas em cerca de 1968 pelas irmãs Dorothy ('Dot'), Helen e Betty Wiggin, tinham sido pressionadas no serviço musical pelo pai Austin. Decidiu que as filhas poderiam estar a passar perto da pobreza, para esse efeito, comprou ás meninas duas guitarras e uma bateria pequena (a quarta irmã Rachel, mais tarde, junta-se no baixo) e aulas de música para o que seria certamente a sua ascensão ao estrelato deslumbrante.

O único problema era que, mesmo após todo o esforço, e depois de todas as práticas forçadas, shows na American Legion, e em salões de danças locais, as meninas...... ainda só não eram muito boas.

Não é que elas não tentassem: as meninas tocavam constantemente. A sua cidade natal não tinha o seu próprio colégio, em vez de as enviar para o município mais próximo, foram autorizadas a tirar cursos por correspondência, o que lhes permitiu ter ainda mais tempo tocar os seus instrumentos, escrevendo músicas, e cada vez mais confortáveis como uma unidade de banda.

Crescendo uns lugares acima da sujeira pobre de New Hampshire, as três meninas apesar da sua falta de experiência musical, Austin Wiggins levou as meninas até um estúdio em Massachusetts, e determinado a gravar uma cassete, enquanto elas ainda estavam "quentes", reservou uma série de sessões de gravação. Firma um acordo com a local fly-by-night editora, Third World, e gravam num dia as doze canções do seu álbum de estreia, Filosofia do Mundo. A resposta, para dizer no mínimo, foi abaixo do esperado Mil cópias foram prensadas, mas 100 delas desapareceram rapidamente, junto com o presidente da empresa.

The Shaggs começaram a tocar regularmente, aos sábado à noite de volta a casa em Fremont, NH, e acrescentam a outra irmã, Rachel, no baixo, para as suas fileiras. Quando Austin Wiggins faleceu em 1975, o grupo desfez-se e nunca mais tocaram juntas novamente. Mas ao longo dos anos seguintes, a tentativa equivocada e solitária gravação começou a ganhar status de culto.

Harry Palmer, na época um veterano da indústria da música, passou a visitar os estúdios da Third World, um dia por volta de 1970, ele e o amigo Charles Dreyer, co-proprietário do selo que tinha projectado um álbum da banda Palmer Ford Theatre alguns anos antes.Vendo numas caixas o álbum das Shaggs escondido num canto do estúdio, Palmer perguntou o que era, e Dreyer disse-lhe, "sei tanto da história como tu sabes".

Palmer estava atordoado. Embora a música era manifestamente incompetente do ponto de vista estético, havia algo ... cru e honesto.Todos ficaram admirados.Personalidades Alt-rock elogiaram pela sua honestidade, qualidades caseiras, até mesmo numa entrevista à revista Playboy, Frank Zappa chama a Philosophy of the World, o seu terceiro álbum favorito de todos os tempos, e NRBQ reedita-o em 1980, o seu estatuto lendário já estava confirmado.

Outras gravações, mais tarde, e um pouco mais de proficiência surgiu na compilação Shaggs' Own Thing, ambos os álbuns foram produzidos para CD, na Rounder/Red Rooster, emitido simplesmente como The Shaggs(com capa diferente). Em 1999, RCA Victor, finalmente relançou o álbum original Philiosophy com a capa original, notas e sequenciação, mantendo a música das The Shaggs (que se pode visualizar como arte ingênua ou primitiva ou apenas uma banda de garagem que realmente não sabe tocar ou cantar)viva para o novo milénio.

Sem comentários:

Enviar um comentário