04/06/2010

Kelly Reichardt

Eu adoro e tenho um enorme carinho e fascínio por comboios. Recordam-me sempre a minha passagem pela adolescência na pequena aldeia.
Este filme despertou-me esses momentos mágicos inesquecíveis para mim, o som do comboio durante dia, até ao ultimo comboio que passava por volta da meia-noite. Eu devia ter treze anos, ia para casa dos meus avós, que viviam em Cête, Paredes, a 30 quilómetros do Porto.

'Old Joy' e 'Wendy e Lucy', dois filmes da realizadora independente Kelly Reichardt, chegam a Portugal, surgem simultaneamente em Portugal, Wendy e Lucy (2008) em estreia nos cinemas, Old Joy (2006) em DVD.

Kelly Reichardt faz aquilo que se poderia apelidar de cinema povero, como a arte homónima. Old Joy e Wendy e Lucy são cinema indie regional, de nicho dentro do nicho do cinema indie americano, ambos rodados no Oregon com orçamentos de uma poupança que faria inveja ao FMI e uma estrutura "familiar". Os argumentos são adaptados de contos do escritor Jon Raymond, também autor dos mesmos juntamente com a realizadora; Todd Haynes e Neil Kopp produzem; o actor e cantor Will Oldham é repetente nos elencos; e até a cadela Lucy se passeia toda contente pelos dois.


Quando havia comboios...

Vultos na paisagem, fantasmas de um cinema social que desapareceu, comentários silenciosos sobre a América em perda. Escutamos o minimalismo de Kelly Reichardt, em "Wendy e Lucy" .A "banda sonora" de "Wendy e Lucy" é constituída pelo silvo dos comboios (tal como em "Old Joy" se insinua o som de um programa radiofónico...).

Há qualquer coisa com o silvo dos comboios, à noite... Poderosamente evocativo, é o som de um mundo esquecido no escuro. E com ele as pessoas que nunca conhecemos, que ascendem à condição de fantasmas. Isto nos filmes (ou no "Man Alone" de Frank Sinatra/Rod McKuen). Chama-se "Night Choir" o livro, de Jonathan Raymond, de que Kelly Reichardt partiu para filmar "Wendy and Lucy" - o coro na noite é o dos comboios, claro. Esse silvo existia nos filmes americanos a preto e branco - Ford, Ray ou Walsh, por exemplo, não é fantasia. E desapareceu. "Andei por 30 estados do país à procura do local exacto onde queria filmar ["Wendy e Lucy"] e acabei no Oregon. Parava em parques de estacionamento, dormia em motéis, e onde quer que estivesse ouviam-se os comboios. Se quisermos mesmo ouvi-los eles fazem parte da paisagem. Mesmo em minha casa, em Nova Iorque, oiço-os. Não sei porque é que desapareceram. Porque os comboios andam por aí", diz Kelly Reichardt.

Drama - Estreia 3 Junho- De: Kelly Reichardt

Com: Michelle Williams, Walter Dalton, Larry Fessenden, Will Oldham

Kelly Reichardt está a fazer a pós-produção do seu novo filme, um western chamado Meek's Cutoff, mais uma vez co-escrito com Jon Raymond e interpretado por Michelle Williams.

Sem comentários:

Enviar um comentário