10/11/2010

MILOS FORMAN

One Flew Over the Cuckoo's Nest ( Voando sobre um Ninho de Cucos),1975, drama dirigido por Miloš Forman, marcou época não só por ter apresentado Milos ao mundo mas também porque foi um dos primeiros trabalhos de destaque de Jack Nicholson, que dizem inclusive se ter internado no hospital psiquiátrico do filme dois meses antes das filmagens para compor o personagem. Fazem parte do elenco também os actores Danny de Vito e Christopher Lloyd no seu primeiro trabalho.

O filme é uma adaptação de um romance de Ken Kesey, e foi produzido pelo actor Michael Douglas.

Randle Patrick McMurphy é um malandro que após ser preso, se finge de louco para ir para um hospital psiquiátrico e assim esquivar-se a uma porção de trabalhos forçados na prisão. Lá começa a influenciar os outros internos, e começa a sofrer oposição da cruel e sádica da enfermeira Mildred Ratched. Com forte poder persuasivo, McMurphy instaura uma reviravolta na clínica, não sabendo ele o que isto lhe pode custar.

Oscar 1976 (EUA)

* Venceu nas categorias de melhor filme, melhor actor (Jack Nicholson), melhor actriz (Louise Fletcher), melhor director (Milos Forman) e melhor argumento adaptado.

Sem comentários:

Enviar um comentário