07/11/2010

PINA BAUSCH

Dreams in the footsteps of Pina Bausch, titlo original Tanzträume, realizado por Anne Linsel, e Rainer Hoffmann, em 2010, com Pina Bausch, Jo-Ann Endicott, Bénédicte Billiet.

Com Kontakthof, criada em 1978, Pina Bausch tem provocado uma experiência única e sem precedentes na história do repertório de dança: transmissão da dança para não-profissionais. Havia em primeiro lugar a versão de 1999 intitulada Kontakthof com senhoras e senhores com mais de 65 anos, e em 2008 Kontakthof com adolescentes de 14 anos. É este filme, narra a aventura maravilhosa realizada por Anne Linsel e Rainer Hoffmann.

Um documentário que segue todos os passos dessa transmissão,a audiência dos adolescentes de doze escolas de Wuppertal, as sessões semanais de ensaios, dirigidos por dois bailarinos da companhia, Jo Ann Endicott e Bénéd Billet, até ao primeiro dia um ano mais tarde, a 7 Novembro, 2008 no Tanztheater de Wuppertal.

Mas mais do que isso, em torno do tema central de Kontakthof ", um lugar onde as pessoas se reúnem para fazer contatos", disse Pina Bausch, o filme apresenta uma iguaria rara, com uma galeria de retratos de adolescentes que falam da sua geração através da sua história pessoal, e do estado do mundo.

Em 2008, Pina Bausch, poucos meses antes da sua morte, decide representar o seu famoso espectáculo Kontakthof, desta vez sem a sua banda, mas com um bando de adolescentes de 14-18 anos, que nunca subiram a um palco, nem nunca tinham dançado. Este documentário é a sua história ...

É ali em pleno numa abordagem muito particular de dançar, que fez uma marca de Pina Bausch, esta forma de trabalhar com material humano, não forçar o corpo, mas adaptando-o às possibilidades de cada um constantemente questionando os bailarinos as suas vidas, o seu passado ... sempre voltando ao que sempre foi o coração da sua obra: as emoções, a comunicação entre homens e mulheres ... expressa em movimentos espontâneos que parecem estar em vigor repetidos movimentos de grande fluidez. As meninas usam túnicas de seda, os meninos casacos e gravatas ...

O filme acompanha o processo que se repete gradualmente num maravilhoso trabalho colectivo que traz a parte mais íntima da sua vida e como um trabalho de um ano inteiro pode ser uma grande máquina a florescer, a soltar-se, forçando as barragens.

Sem comentários:

Enviar um comentário