31/10/2009

OS 40 ANOS DA INTERNET


Há 40 anos, a 29 de Outubro de 1969, uma equipa de engenheiros americanos coordenada pelo professor Leonard Kleinrock enviou a primeira mensagem entre dois computadores, que estavam em locais diferentes, dentro da rede Arpanet. O facto marcou o nascimento da Internet, um fenómeno social mundial que revolucionou, e continua revolucionando, as comunicações, a educação, a economia e o entretenimento, levando a dramáticas mudanças em nossas vidas.

A primeira experiência para pôr dois computadores em contacto não funcionou, mas à segunda tentativa o professor e a sua equipa conseguiram “logar-se” e enviar informações através do ARPANET.A primeira "mensagem electrónica" dizia simplesmente "LO". Pretendia-se escrever "LOG IN", mas uma das máquinas "crashou" a meio do processo.

Uma série de “super computadores” foi acrescentada à rede experimental em finais da década de 1980, abrindo a comunidade online a outros cientistas.

“A Internet estava ali, mas o Mundo continuava sem saber de nada”, afirma Kleinrock, explicando que só quando os sistemas de correio electrónico se instalaram nas empresas é que o universo dot.com explodiu.

Kleinrock recorda ainda que o “lado negro” da Internet nasceu logo na década de 1980. Em 1988 apareceu o primeiro vírus, seguido dos primeiros exemplos de spam, em 1994.

Kleinrock, para quem hoje a Internet está apenas na sua adolescência, estava longe de imaginar os fenómenos sociais que nasceriam com a sua criação, como Facebook, Twitter ou YouTube. E muito menos o que ele chama de "lado negro" da web.Leonard Kleinrock, anunciou que, daqui a dez anos, teremos Internet até na ponta dos dedos.

Nesta quinta-feira, ao lado dos principais especialistas em Internet nos Estados Unidos, Kleinrock estará comemorando a data em um evento especial na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Os dados trocados entre os dois computadores, um localizado no laboratório de Kleinrock na Ucla e outro na Universidade de Standford, eram pequenos e insignificantes, mas prepararam o terreno para a rede interuniversidades Arpanet, que cresceria e tornaria possível o surgimento da hoje indispensável Internet.

A Arpanet começou como um projecto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e os pesquisadores e engenheiros foram contratados pelo governo americano com o objectivo de facilitar a troca de dados entre os órgãos de pesquisa governamentais.

Mas o próprio governo norte-americano, que financiou as primeiras pesquisas, não se envolveu muito com a Internet e deixou que os engenheiros promovessem a ideia de uma rede aberta, com trocas livres de informações.

Esta característica de ausência de regras e políticas comerciais que poderiam facilmente ter se tornado obstáculos foi um dos principais factores a auxiliar o florescimento da Internet.

No entanto, hoje os próprios engenheiros que participaram daquela experiência admitem que o idealismo inicial está desaparecendo aos poucos. O spam e os hackers, ou o "lado negro da Internet", como diz Kleinrock, obrigam os operadores de redes a criarem barreiras de protecção, enquanto normas comerciais levam à imposição de políticas que prejudicam os concorrentes, como por exemplo, na disputa pelo mercado de smartphones entre Google e Apple, em que a empresa de Steve Jobs restringiu o uso de softwares de navegação na Internet no iPhone, tendo bloqueado recentemente a aplicação Google Voice.

Os diversos 'aniversários' da Internet

O aniversário da rede mundial de computadores é comemorado em várias datas, apesar de o dia 29 de Outubro de 1969 ser considerado o mais importante como marco do nascimento da 'rede das redes', já que foi a primeira vez que uma mensagem foi enviada entre dois computadores não conectados directamente.

No dia 2 de Setembro de 1969, por exemplo, os cientistas da Universidade da Califórnia trocaram informações entre dois computadores, que estavam na mesma sala, por meio de um cabo de cinco metros. Não era ainda o nascimento da Internet propriamente dita, mas alguns engenheiros consideram esta data como o início oficial.

Na década de 70 foram criados os correios electrónicos e os protocolos de comunicação TCP/IP, que facilitaram a conexão entre várias redes diversas.

O 1º de Janeiro de 1983 é relembrado como o dia em que todos os computadores da rede Arpanet adoptaram o protocolo TCP/IP, o padrão de comunicação online utilizado até hoje.

Em Março de 1989, Tim Berners-Lee criou a World Wide Web, um sistema eficiente para publicação e acesso de informações. Berners-Lee, um cientista britânico actuante na Suíça, ajudou a criar a linguagem de hipertexto usada até hoje em websites, links e navegadores.

Finalmente, em Abril de 1993, foi lançado o Mosaic, considerado o primeiro navegador de Internet a facilitar a usabilidade, ajudando a popularizar a Internet. Como precursor do Netscape Navigator, Internet Explorer e tantos outros navegadores existentes hoje, o Mosaic também foi um passo crucial para tirar a Internet do laboratório e levá-la para dentro das nossas casas.

Actualmente com 75 anos, Kleinrock está convencido que o mundo ainda não terminou de aperfeiçoar e desenvolver a Internet. “A próxima etapa é transpô-la para a vida real. Entrarei numa divisão e a Rede saberá que eu estou lá. E responder-me-á”.

Sem comentários:

Enviar um comentário