01/04/2012

FRED FRITH + ALL - STARS EXPERIMENTAIS

Foi nos anos 60 e 70, muito (se não a maioria)que começou a improvisação no jazz contemporâneo. Isso começou a mudar nos anos 80, quando um número significativo de músicos de rock começaram a explorar as possibilidades de improvisação livre e de novas formas clássicas. Fred Frith é um dos mais proeminentes.

O co-fundador, compositor / improvisador / guitarrista, mudou-se para os EUA no final dos anos 70, onde começou as associações com musicos experimentais de New tais como o cellist Tom Cora, a harpista Zeena Parkins, o saxofonista John Zorn, e a percussionista Ikue Mori.

Frith viveu em New York durante 14 anos; alguns das suas aventuras musicais incluí, os Massacre (com Bill Laswell e Fred Maher), Skeleton Crew (com Cora e Parkins), e o sexteto Keep the Dog. Nos anos 80, as actividades de composição de Frith aumentam, começou a escrever para cinema, dança e teatro, e para conjuntos como, Rova Saxophone Quartet, Ensemble Modern, Asko Ensemble,e o seu Guitar Quartet.

Principalmente conhecido como um guitarrista de improvisação, também se apresentou no baixo (com o supergrupo Naked City, uma espécie de jazz avant-rock/ free, no final dos anos 80, início dos 90, era composto por um elenco de experimentalistas all-star do jazz de Nova York.

Liderados pelo músico mais famoso de todos eles, John Zorn no sax alto, Wayne Horvitz nos teclados, Bill Frisell na guitarra, e Joey Baron na bateria (e ocasionalmente,  o vocalista Yamatsuka Eye), além do proprio Frith, no violino (com Lars Hollmer's Looping Home Orchestra).

 Frith também tocou em albums dos the Residents, Brian Eno, Amy Denio, e René Lussier, só para citar alguns.

Frith também gravou o album Step Across the Border, um documentário de Nicolas Humbert e Werner Penzels. Em 2000, Frith foi professor de composição no Mills College em Oakland, CA, e continuou a lançar muitos álbuns, incluindo Eleventh Hour em 2005, em 2007, Impur and The Happy End Problem na ReR, seguido de Sugar Factory, o album ao vivo (gravado em N.Y.C. na The Stone), na editora Tzadik, terminando com Cutter Heads with Chris Brown na Intakt.

Nos anos seguintes continuou com o ritmo, e em 2010, começa com três lançamentos incluindo Dictée/Liber Novus, Eye to Ear, Vol. 3, na Tzadik, e Live in Japan na ReR.

Sem comentários:

Enviar um comentário