16/08/2010

SKINNY PUPPY

Desenho no trabalho pioneiro de artistas como Throbbing Gristle, Cabaret Voltaire, Suicide, o grupo the dark avant-industrial,Skinny Puppy formaram-se em 1982, Vancouver, British Columbia. Originalmente um duo composto pelo ex-baterista dos Images in Vogue, cEvin Key (nascido Kevin Crompton) e Ogre Nivek (aka Kevin Ogilvie),estrearam-se com a cassete, Back and Forth, seguido do EP, Remission, a primeira de muitas gravações com o produtor David "Rave Ogilvie", em 1984.

Teclista Wilhelm Schroeder juntou-se ao grupo em 1985, para 1985 a estreia de longa-duração, Bites, mas foi substituído no ano seguinte por Dwayne Goettel, cujo trabalho de sampling e synth, mostrou um significativo desenvolvimento da estética Skinny Puppy a partir de música de dança sinistra e uma distinta fusão industrial, goth, e sons electrónicos.

Em 1989, Al Jourgensen dos Ministry adicionou vocais, guitarras e um trabalho de produção de raiva, mais tarde, junta-se a Ogre no projecto paralelo Pigface. O interesse dos membros em exercício em projetos similares começou a desvendar a separação dos Skinny Puppy: em 1987, Key e Edward Ka-Spel dos Legendary Pink Dots gravam álbum Their Eyes Slowly Burning sob o nome de Tear Garden, em 1990, ele e o amigo Alan Nelson trabalha como Hilt.

A grande fenda começou dividindo a banda, quando Key e Goettel se uniram frequentemente contra Ogre, eles sentiam que ele estava mais interessado em prosseguir os seus trabalhos a solo do que em manter intacto o trio; as drogas também havia se tornado um problema sério, mas Skinny Puppy, no entanto assinou contrato com a American Recordings em 1993 e mudam-se para Los Angeles para começar o trabalho de produção.

As sessões para o álbum, intitulado "The Process" foi desastrosa, pela primeira vez em quase uma década, David Ogilvie não fiscaliza os direitos de produção e, o grupo passou por vários produtores, incluindo o ex-Swans Roli Mosimann e Martin Atkins. Excessos, e as relações transbordam o copo de agua, prejudicadando as sessões, e Key ficou gravemente ferido num estúdio cinematográfico. Depois de meses de gravação, Key e Goettel, insatisfeitos com o trabalho de Atkins, sumiu com as fitas master e voltou para Vancouver em meados de 1994 para concluir a produção. Ogre permaneceu na Califórnia, e depois anunciou que estava deixando os Skinny Puppy para formar EQUIMOSE.

Poucos meses depois, em 23 de Agosto de 1995, Goettel foi encontrado morto de overdose de heroína na casa dos seus pais, em sua honra, Key e Ogilvie finalmente concluíem o álbum, e "The Process" foi lançado em 1996.

Em 1994 a "jam" entre Skinny Puppy, Throbbing Gristle/Psychic TV Genesis P-Orridge, foi lançado sob o título Puppy Gristle em 2002 na etiqueta de Key's subCON label.

No ano 2000, Key e Ogre tinham enterrado o machado de guerra, reativaram o grupo ea gravação estava em andamento, juntamente com uma tourné

Sem comentários:

Enviar um comentário