09/01/2011

TOM FINLAND

Uma retrospectiva varre toda a obra do artista, desde os esboços da juventude até aos trabalhos mais tardios. A exposição será inaugurada já no dia 16 e fica em Turku até 18 de Dezembro

Tom of Finland, aliás Touko Laaksonen (1920-1991), é o rapaz da terra em destaque no programa que Turku, uma das principais cidades finlandesas, tem na manga para o seu mandato como Capital Europeia da Cultura, que teve início já na segunda-feira. Natural de Kaarina, uma população vizinha de Turku, Tom of Finland volta agora a casa com uma retrospectiva que varre toda a obra do artista, desde os esboços da juventude até aos trabalhos mais tardios. A exposição será inaugurada já no dia 16 e fica em Turku até 18 de Dezembro, por cortesia da Tom of Finland Foundation, de Los Angeles, e da associação Homotopia, de Liverpool.

Mas há vida além de Tom of Finland (embora este esteja a ser, no "site" oficial da Capital Europeia da Cultura e na página do evento do Facebook, o acontecimento mais picante da Capital): festivais de teatro e dança, um extenso programa musical, e exposições dedicadas ao pintor sueco Carl Larsson (1853-1919), ao trabalho com a madeira do arquitecto Alvar Aalto, outro ícone incontornável da Finlândia que viveu em Turku entre 1927 e 1933, e à artista Eija-Liisa Ahtila, que reflecte sobre a sociedade contemporânea finlandesa na vídeo-instalação "Where is where?" (2008), sobre a guerra da Argélia. Também a relação com o espaço báltico, e nomeadamente com Tallin, a outra Capital Europeia da Cultura em 2011, ocupa um lugar central no programa de Turku. Ambas as cidades propõem, de resto, um equilíbrio entre a cultura local e eventos de projecção internacional, prolongando a lógica mais recente do projecto Capitais Europeias da Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário