16/02/2012

FRANK ZAPPA - Zappa The Hardway

Cite um artista que merece um livro sobre a sua última turné - uma turné que terminou prematuramente? Andrew Greenaway, também conhecido como "The Idiot" fez exactamente isso com "Zappa The Hard Way", um livro centrado exclusivamente na malfadada tour de 1988. O livro oferece uma visão de ambas as coisas. Isso leva-nos a um passeio de montanha-russa, começando com os ensaios de 1987, através da viagem americana da turnê e para a Europa, onde, como eles dizem, as coisas ficaram realmente feias.

Zappa The Hardway dedicado à vida e à obra de Zappa, escrito por Andrew Greenaway, com a benção (e sob encomenda) da família, o livro através de entrevistas com quase todos os envolvidos,relatos de primeira mão dos principais concertos,detalhes musicais, palavras secretas, listas de reprodução e músicas nunca antes publicadas, mais de 70 fotos e muito mais, ao longo do livro e rápidas descriçõe ocorrências, por muitos dos músicos envolvidos, como Ike Willis, Mike Keneally, Ed Mann, e principalmente o baixista Clonemeister, Scott Thunes.

Ao longo dos anos, a percepção foi geral de que Thunes era um personagem incrivelmente grosseiro com táticas de intimidação que fizeram os membros da banda se voltarem todos contra ele.Mesmo até certo ponto, o livro traça um quadro semelhante, sendo fascinante para finalmente ler o que Thunes tem a dizer de toda esta questão.

No final, o livro tem um olhar detalhado sobre as subseqüentes (oficiais) versões que surgiram a partir da tourné, sobre o que os membros da banda tem feito desde então, e uma lista exaustiva das datas e set-lists, bem como uma breve explicação de algumas das referências mais mistificadoras das letras - tudo contribui para uma obra de referência que vale a pena ter, uma referência para qualquer fã de Zappa e fã da turné 88!.

Um mergulho na lendária e algo trágica turné de 1988, em 224 páginas, uma das mais consagradas formações de Zappa, rebentando no meio do caminho por conta de discussões pessoais entre os músicos.

Ao tomar partido do baixista Scott Thunes (segundo a esposa Gail Zappa, foi basicamente um motim armado por elementos não-profissionais), Zappa acabou por cancelar a turné, perdeu muito dinheiro e basicamente não voltou mais a nenhuma.

Sem comentários:

Enviar um comentário