11/02/2012

STEVE REICH - REST IN NOISE FESTIVAL

No dia 5 de Março de 2013, Steve Reich vai estrear, no Southbank Centre de Londres, uma nova obra composta a partir de duas canções dos Radiohead: "Everything in its right place", do álbum "Kid A", e "Jigsaw falling into place", extraída de "In Rainbows". "Radio Rewrite" será interpretada pela London Sinfonietta no decurso de um novo festival assumidamente inspirado no livro "The Rest is Noise", de Alex Ross. O critíco da "New Yorker" escreveu uma história da música do século XX que se converteu rapidamente num "best-seller" (está disponível em tradução portuguesa na Casa das Letras, sob o título "O Resto é Ruído").

Segundo o jornal "The Guardian", Steve Reich assistiu a uma actuação dos Radiohead num festival na Polónia em Setembro e ficou impressionado ao ouvir uma das suas composições, "Electronic counterpoint", na interpretação de Jonny Greenwood, guitarrista e teclista da banda britânica. Figura tutelar do minimalismo que sempre cativou público em vários quadrantes (do pop/rock à música erudita, passando pelo jazz e pelas músicas do mundo), Reich resolveu dar também o seu contributo criativo retrabalhando a música dos Radiohead.

Quanto ao festival The Rest is Noise, irá contar com cerca de 100 concertos, filmes e debates sobre os grandes acontecimentos artísticos do século XX e será acompanhado por uma série televisiva na BBC 4. Depois de ter vendido mais de 250 mil exemplares e de ter recebido vários prémios, o livro de Alex Ross surge agora como impulso para um evento musical de grande porte, com início marcado para 19 de Janeiro do próximo ano. O festival estará dividido em 12 grandes segmentos cronológicos, abrindo com "The Big Bang: a New Century, a New World" e fechando com "New World Order: No More Rules" (pelo meio, haverá capítulos como "Berlin in the 20s" ou "60s Weekend: The West Does Revolution". Na abertura, a London Philharmonic, dirigida por Vladimir Jurowski, interpreta um programa que inclui a cena final da "Salomé", de Richard Strauss, cuja estreia ocorreu em 1906, o ano de arranque do percurso pelas músicas do século XX proposto por Alex Ross.

Sem comentários:

Enviar um comentário