19/01/2010

Egberto, Naná e ECM

A ECM Records, um dos mais prestigiadas editoras do nosso tempo, comemorou recentemente seu quadragésimo aniversário. Criada pelo alemão Manfred Eicher, a gravadora sediada em Munique celebrizou-se pelo lançamento de muitos dos melhores discos de música instrumental e experimentalista dos quatro cantos do mundo.

Naná Vasconcelos e Egberto Gismonti,dois brasileiros com os seus registos ajudaram a consolidar a ECM como referência fora do mainstream, contribuíram com Circense, de Egberto, e Saudades, de Naná, ou mesmo "Dança das cabeças" e "Duas voze", estes gravados em 1977 e 1984. Como não poderia deixar de ser, os dois voltaram a se apresentar na Alemanha no segundo semestre de 2009.

O primeiro foi Egberto Gismonti, que veio acompanhado do filho Alexandre, o jovem violonista que começa a encantar as plateias, e apresentaam “Der Blaue Klang” (O som azul), série especial do festival Enjoy Jazz, realizado anualmente nas cidades de Heidelberg, Mannheim e Ludwigshafen.

Naná Vasconcelos desembarcou na Alemanha com bagagem mais compacta do que os usuais 120 quilos de instrumentos que costuma levar, chegou à Alemanha três semanas depois da passagem de Egberto, em Novembro, a convite de outro festival, o “Film erzählt Musik” (“Cinema conta música”) em Stuttgart.

Naná empunhou o seu famoso berimbau, mostrando porque é considerado o melhor percussionista do mundo.

A ECM Records relançou há pouco o “pacote comemorativo” com os três CDs de Codona, apresentado como “legendary recordings of the transcultural pioneers”.

Sem comentários:

Enviar um comentário