10/01/2010

FRED FRITH





Multi-instrumentista, compositor e improvisador Fred Frith veio à proeminência como guitarrista/violinista/pianista/xilofone, e um dos principais compositores dos Henry Cow. Também apareceu como convidado em albums de Brian Eno, Robert Wyatt e Jade Warrior (entre muitos outros). Lançou o primeiro álbum a solo, Guitar Solos, em 1974.

Após o desaparecimento dos Henry Cow em 1978, Frith embarcou numa carreira que o levaria a aparecer em mais de 400 álbuns. Em 1979 mudou para Nova York, onde entrou em contacto com a próspera cena da música improvisada. Lançou 2 álbuns a solo em torno deste tempo: Gravity gravado com os membros dos Muffins e Mammaz Zammla Manna, e Speechless, com os Etron Fou Leloublan e Massacre, o power trio avant prog que formou com Bill Laswell e Fred Maher.

Ao mesmo tempo, estava a trabalhando com os Art Bears, Massacre e num duo de improvisação com o baterista Chris Cutler, com quem lançou 3 CDs. No inicio da década de 80 também trabalhou com os Skeleton Crew, com Tom Cora, e foi um convidado regular em projectos de outros artistas, incluindo The Residents, e sua reputação como compositor foi crescendo.

No final dos anos 80 formou, Keep The Dog, uma banda de tourné. Em 1990, aderiu ao projecto de John Zorn, Naked City como baixista - Zorn e ele também trabalharam como um duo de free jazz. Os seus álbuns foram lançados para teatro, dança e cinema e a sua carreira como improvisador também continuou inabalável.

Sem comentários:

Enviar um comentário