30/01/2010

HOT CLUBE PORTUGAL ARDEU EM DEZEMBRO 2009

O Hot Clube de Portugal, o primeiro clube de jazz criado em Portugal, fez em 2008- 60 anos: a 19 de Março de 1948, o seu fundador, Luís Villas-Boas, preencheu a primeira ficha de sócio.

Por lá passaram grandes nomes internacionais do jazz e conviveram várias gerações de músicos portugueses, como Bernardo Moreira, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Maria João, José Eduardo, António Pinho Vargas, Filipe Melo, Júlio Resende e Paula Oliveira.

Entre os sócios fundadores contam-se o fotógrafo Gerardo Castello-Lopes, o músico Artur Carneiro e Augusto Mayer, aos quais se juntaram sócios ocasionais, como Catherine Deneuve, Alexandre ONeill e Raul Solnado.

A direcção do Hot Clube anda a tentar conseguir resolver o problema do espaço provisório, com a Câmara Municipal de Lisboa. Na reunião foram apresentadas diversas propostas para albergar os concertos do clube, sendo vontade dos responsáveis do Hot manter o clube junto à Praça da Alegria.

A direcção quer continuar ligada à Praça da Alegria, e enontrar um local e ambiente do estilo do que havia no n. 39 da Praça da Alegria.

Em paralelo com a discussão sobre o possível espaço provisório para albergar os concertos a realizar no HCP, foi também abordado o projecto de construção de uma Casa do Jazz no edifício na Praça da Alegria que ardeu no final de 2009.

O Hot Clube de Portugal funcionou durante quase 60 anos numa cave na Praça da Alegria, em Lisboa, mas o prédio que o albergava, no número 39, ardeu em Dezembro, inviabilizando por completo a sua utilização.

Todos os músicos com concertos previstos foram já avisados do cancelamento da programação até Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário