19/01/2010

ROBERT WIENE - O Gabinete do Dr. Caligari


Antes de Vertov na Rússia contestar a sua câmera, "antes do avant garde Françês dar o monumento de " Napoleão ", a Alemanha foi a primeira estrela do Velho Continente a fazer um movimento de arte radical.
E 1920 o povo teutônico, perdera a Grande Guerra, está pronto para recuperação e renascer sob a bandeira do desenvolvimento económico e cultural. Paradoxalmente, é o exemplo finda a guerra vai influenciar significativamente o pensamento e a ideologia intelectual do novo curso: A expressão vem como correntes, principalmente pinturas e teatro (como "palavra" de insurgência para as certezas e o materialismo da burguesia liberal 'dentro da República de Weimar), mas também encontrou grande resposta no filme infantil, que muitas vezes vinham estrelas do mundo do teatro em si.

Naqueles anos, o cinema floresceu por todo o oceano só através do milagre Griffith.
O Gabinete do Dr. Caligari" é, neste sentido, a obra-prima do movimento de arte (e também de todos os filmes), o progenitor do final da fantasia e horror, de futuras obras-primas assinado por dois outros principais protagonistas do cinema expressionista alemão, Murnau ( "Nosferatu", 1922) e Fritz Lang ( "Metropolis", 1926).

O filme lança o espectador para uma nova experiência visual e emocional.Com argumento e dirigido por Robert Wiene, do duo Mayer-Janowitz, encenou uma parábola que se centra no dark gótico fantástico, e no poder do hipnotismo.

 cast: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Feher, Lil Dagover, Hans Heinrich von Twardowski.

 director: Robert Wiene

 produção: Rudolf Meinert, Erich Pommer
 ceneggiatura: Hans Janowitz, Carl Mayer
 otografia: Willy Hameister
 cenografia: Walter Rohrig

Sem comentários:

Enviar um comentário