10/01/2010

GUNTHER VON HAGENS


Dezenas de cadáveres e centenas de orgãos, estão patentes “espécimes humanos reais para oferecer um manual visual“ do corpo humano, diz o comunicado oficial. Gunther von Hagens, conhecido como o “escultor de cadáveres” ou o “Salvador Dali do corpo humano“, tem vindo a enfrentar forte contestação por, alegadamente, ter comprado cadáveres de vítimas de execução na China. As exposições tem suscitado um coro de críticas por todo o mundo.

É também o perfil de um homem moldado por eventos extraordinários, e marcado pela rebeldia e ousadia.

Von Hagens esteve preso dois anos pelas autoridades da Alemanha Oriental por motivos políticos, a sua libertação após pagamento de $ 20.000 pelo governo alemão ocidental. A sua invenção pioneira que pára a decomposição do corpo após a morte e preserva-o para a eternidade, a sua colaboração com os doadores, incluindo o melhor amigo, quis e confiou-lhe o seu corpo para dissecação e exibição pública, e o seu papel como professor de continuar a tradição dos anatomistas da Renascença, torna a sua vida num notável da ciência.

Os espécimes são alvo dos métodos de preservação para impedir a decomposição e permitir a dissecação de “sistemas e estruturas específicas“, o método da “plastinação” resume-se na imersão do espécime ou orgão dissecado «em acetona para evacuar toda a água do corpo» leva um « banho de polímero de silicone, e é «selado numa câmara em vácuo».

Anatomista, inventor do Plastination,  criador da BODY WORLDS—The Original Exhibitions of Real Human Bodies, (baptizado Gunther Gerhard Liebchen) nasceu em 1945,  Alt-Skalden, Posen, Polónia, então parte da Alemanha. Para escapar da ocupação iminente dos russos e eventualmente da sua pátria, os pais colocaram a criança de cinco dias de idade num cesto de roupa, e começou um período de seis meses numa caminhada em transporte de cavalos.


Quando criança, foi-lhe diagnosticado uma desordem rara de sangramento que lhe restringiam as suas actividades e ataques, e exigiram tempo de internamento que, segundo ele, promovia-lhe um sentimento de alienação e de não-conformidade - aos 6 anos, von Hagens quase morreu.

Sem comentários:

Enviar um comentário