26/12/2010

Le Monde elogia Gonçalo M. Tavares

Depois de ter sido distinguido com o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro publicado em França, Gonçalo M Tavares é destacado no jornal francês "Le Monde" que traça um perfil do escritor e do seu percurso na literatura.

Começa por se referir a Gonçalo M. Tavares como um escritor pelo qual vale a pena "fazer propaganda" e que "ainda não encontrou em França o eco que merece". Mas para o jornal o prémio que M. Tavares recebeu em Novembro vai servir como rampa de lançamento. "Esta distinção foi só o princípio", destaca o "Le Monde."

O romance "Aprender a Rezar na Era da Técnica" foi o livro que valeu o prémio francês. A mesma obra já tinha sido finalista de outros dois prémios de prestígio, o Femina e o Médicis. É o sétimo livro do escritor editado em França.

Ao PÚBLICO, no dia 21 de Novembro, pouco depois de terminar a cerimónia em que recebeu o Prémio, Gonçalo M Tavares disse ser uma "grande honra" ter o nome "numa lista de vencedores que inclui grandes nomes da literatura e livros míticos". Da lista de premiados, constam nomes e obras que marcaram a história da literatura, como "O Homem sem Qualidades" (1958), de Robert Musil, "Cem Anos de Solidão" (1969), de Gabriel García Marquez, ou "Auto-da-fé" (1949), de Elias Canetti. António Lobo Antunes era, até agora, o único português distinguido.

Sem comentários:

Enviar um comentário