Hard Ground" marca a estreia do músico norte-americano Tom Waits na poesia. O livro, que se foca nos sem-abrigo, tem a colaboração do fotógrafo Michael O'Brien, que contribui com imagens.
No activo desde o início dos anos 70, Thomas Alan "Tom" Waits tem um percurso singular na música norte-americana, marcado pela sua voz rouca e presença em palco. A carreira do versátil ícone não se limita apenas à música, apesar de já ter gravado mais de 20 discos. Também trabalhou no cinema, em bandas sonoras e enquanto actor. Apesar de muitos o classificarem como tal, o cantautor de 60 anos sempre receou ser apelidado de "poeta", preferindo ser chamado de "contador de histórias", como disse numa entrevista à "NME".
"Hard Ground" vai ser publicado em Março de 2011 pela University of Texas Press, é o resultado das palavras de Waits e das imagens de O'Brien.
De acordo com a University of Texas Press, o livro "transcende o documentário e apresenta de forma independente, mas poderosa, visões complementares da vida dos sem-abrigo e da resiliência de quem vive nas ruas". O'Brien, que já tinha colaborado com Tom Waits noutras ocasiões, tem 30 anos de experiencia enquanto fotojornalista, muitos deles a trabalhar a temática dos sem-abrigo.
"Hard Ground", uma referência ao "chão duro" que os sem-abrigo habitam, é baseado num livro de 1941, chamado "Let Us Now Praise Famous Men", que juntava a poesia de James Agee à fotografia de Walker Evans. "Let Us Now Praise Famous Men" tratava da vida de agricultores durante a Grande Depressão.
Sem comentários:
Enviar um comentário