24/12/2010

SWANS

Em 1997, Michael Gira dissolveu o seu grupo Swans depois de quinze anos e onze discos. Agora, depois de anos de distância focalizando-se na sua editora, a Young God Records, e na criação de música através dos seus, Angels of Light, Gira trouxe de volta dos mortos os Swans.

Tendo lançado o brilhante e novo álbum 'My Father Will Guide Me Up a Rope to the Sky', e uma turnée pelo Reino Unido e na Europa apartir do final de Outubro, o compositor / produtor / visionário que é Michael Gira tirou da sua programação ocupada para falar com a Pennyblackmusic sobre o trazer a banda de volta, o estado da indústria da música, e começando em 1980 New York City.


PB: Já faz 13 anos desde que dissolveu os Swans. O que fez você decidir que agora era o momento certo para a banda voltar?

MG: Bem, não foi realmente uma decisão baseada no tempo, eu tinha o material que queria gravar, e estava pensando sobre como os Angels of Light realmente não me empolgavam. E eu estava querendo fazer mais do tipo de envolvente sons esmagadores de novo e eu estava ruminando a idéia de reiniciar os Swans com ambas as emoções positivas e negativas associadas com essa decisão. Finalmente, eu apenas disse: "Foda-se, é a minha banda, eu não me importo com o que pensam, eu vou inicia-la." Então agora eu estou procurando isso.

PB: Bem, certamente essa mistura vem através de 'My Father Will Guide Me Up a Rope to the Sky'; as músicas soam muito como uma mistura de estilos das duas bandas.

MG: Bem os Swans mudaram muito ao longo dos anos - é realmente só o trabalho que eu faço e as pessoas que o envolvem, e colocar um nome nele, é o tipo de arbitrariedade, isso não faria sentido exigir a apresentação deste álbum como Angels of Light. Eu estava brincando um pouco com a é Swans / Angels of Light ', mas isso é tão vago, sabe?

PB: Há certamente um retorno a intensidade por que são conhecidos os Swans?
MG: Ah, sim. É mais aberto, e estou tocando guitarras mais altas, e tem um monte de subtextos. Eu usei um monte de guitarras nos Angels também, mas não a tal ponto. Eu não sei o que dizer, excepto que em algum lugar dentro de mim eu sei que à algo dos Swans ou Angels of Light, respectivamente. Mas este é definitivamente Swans.

PB: os Swans foram formados na década de 1980, e muitos vêem como uma década muito escuro, e pode-se dizer que a banda também se reflectiu no tempo o seu som. Acha que a sua decisão de reiniciar o projecto foi de alguma forma influenciado pelo que parece ser um mundo cada vez mais sombrio, pós-2000?

MG: Bem, eu penso que nós estamos entrando com certeza no que parece ser muito escuro, se não uma década sem luz. As coisas estão olhando muito triste, não estão? Mas não, não é um comentário sobre o zeitgeist, ou a necessidade de associar-me ou trabalhar contra ou a favor disso. Mas eu acho que há uma noção dos Swans, que é uma espécie de chegar para a obliteração, o que talvez o tipo de ajustes com o tempo agora.

PB: No início deste ano, também lançou um álbum solo do tipo 'I am Not Insane'..

MG: Sim, bem, não queria realmente um álbum solo, que não fosse para o consumo geral da população. Foi a música que eu tinha escrito para um álbum, e eu gravei aqui na minha mesa com um gravador de DAT, embalado fiz um bloco de madeira mil estampas com desenhos sobre eles em quatro cores de tinta, e levou centenas e centenas de horas nele.

Enfim, eu fiz isso para levantar o dinheiro para o registo dos Swans. Então eu fiz esse CD / DVD chamado " I am Not Insane ", e reuniu-lo, foi realmente um pesadelo porque eu esperava vender cem no primeiro mês ou algo assim, mas mil foram vendidos numa semana e meia. Então foi uma bênção e um pesadelo, eu só tinha feito um par de centenas de antecedência, e logo no momento em que eu o lancei ia para o estúdio com os Swans, então eu pensei: "Oh meu deus, eu tenho 12 horas de hoje no estúdio, e então eu tenho que tentar voltar para casa e montar estas coisas. "

Mas acabou virando toda esta provação de três meses de tentar enviá-los para as pessoas que lhes ordenaram. Mas, sim, essa gravação foi amplamente financiado pelos fãs.

PB: Deve ser muito gratificante ter todas essas pessoas dispostas a ajudá-lo a este álbum feito e lançado.
MG: É gratificante, sim. É meio irônico que, devido ao clima no mundo da música - se se pode usar uma palavra tão sem vomitar! - Que eu tenho que trabalhar oito vezes mais difícil de fazer um quarto da quantidade de dinheiro de volta (risos). Então eu tive que fazer tudo isso, a fim de fazer o dinheiro, para depois pagar para gravar um álbum que eu solte. E então - certamente não os meus fãs - mas muita gente está indo para baixá-lo e não comprá-lo, você sabe? Portanto, é agridoce, eu acho. Há todos estes ginástica você tem que passar para induzir as pessoas a realmente compensá-lo pelo trabalho que você faz

PB: O que de certa forma está atirando no próprio pé, porque se eles não compram esses registros, certamente em selos independentes, eles não terão o dinheiro para fazer mais nada.

MG: Bem, eu posso lhe dizer agora que Young God Records está a desaparecer devido a este problema. Vou continuar lançando músicas por pessoas que estão no rótulo já, mas eu não posso trabalhar tão duro como eu faço e investir o tipo de dinheiro que eu faço em artistas cuja música que eu amo - o que trabalho duro, e depois só tem que não vende porque as pessoas roubam.

Eu não posso suportar mais isso. Não há nenhuma maneira que eu poderia sobreviver, tenho uma família, eu tenho que viver, eu tenho um miúdo. Portanto, não é defensável. Mas isso é um resultado direto de compartilhamento ilegal de arquivos, basicamente. Eu sei porque eu - eu não quero usar a palavra "descobrir", parece que eu sou alguma coisa explorer ou - mas eu trazer a música das pessoas para o mundo, pessoas que anteriormente não eram conhecidos, e eu trabalho muito rígido durante um período de, digamos, dezoito meses para que possam começar - ajudar a organizar suas músicas, produzir a sua música - centenas de horas investidas com o amor pela música. E, em seguida, colocá-lo lá fora, e que vende, você sabe, um par de mil ou algo assim, ao contrário de antigamente, onde seria muito mais do que isso e, entretanto, seus atendimentos ao vivo crescer exponencialmente. Mas ninguém compra o disco do caralho! (Risos)

Então, é uma espécie de posição estúpido para estar dentro Então, eu só aceito que esse é o jeito que é. Alguém vai ter que descobrir isso, mas eu não sou capaz.

PB: É uma questão muito complexa para a indústria como um todo, eu suponho, parece que se você combatê-lo muito duro e colocar muitas restrições sobre as pessoas, eles vão tentar contornar essas restrições, talvez mesmo só através de algum tipo de ressentimento ...

MG: Sim, mas eles só têm de estar conscientes, sabem? Só porque eles podem obtê-lo como um MP3, que não é uma coisa física que pode olhar. Eles não entendem que dentro dessas ondas sonoras que há centenas de horas de trabalho, uma experiência de vida e toda a disciplina que passou a ser capaz de fazê-lo em primeiro lugar, bem como o pagamento para os estúdios, os músicos - tudo isso é incorporado, por assim dizer, em que três minutos canção, você sabe? Mas eles provavelmente nunca teve que trabalhar para fazer algo de si mesmos, e investir em algo que eles sejam apenas pensar "Oh, eu vou ter que"

PB: Como você disse, um monte de que des-valorização da música provavelmente vem do fato de que não há nenhum registro ou CD que você pode segurar em sua mão, a música como um produto é algo mais abstrato do que costumava ser.

MG: As pessoas certas, e depois queixam-se quanto custa CDs - ou o quanto eles estavam, no passado - o que pode ser justo, mas não foi apenas o custo de produção do CD, que foi todo o custo o outro integrante que Eu mencionei que fui para ela. De qualquer forma, eu não estou a tentar apresentar o caso para o capitalismo desenfreado, mas ele simplesmente não me parece justo. Não se poderia esperar de um carpinteiro para trabalhar em troca de nada, então por que um músico?

PB: O trabalho artístico que você tem para os registros de lançamento, tanto em seus próprios projetos e as bandas assinou contrato com a Young God Records, é sempre muito marcante. Eu sei que você trabalhar com vários artistas diferentes para produzir esse trabalho, mas eu queria saber se você tem algum processo específico para trabalhar com os artistas a apresentar trabalhos para os álbuns em particular?

MG: Normalmente é uma peça pré-existente de arte que eu venho através de alguma forma, por acaso, e isso só se encaixa. Isso é geralmente o caso. Eu tenho um olho para isso, e também há um esquema de design especial para o rótulo que faz coisas impressionantes. A capa de "Meu Pai, que é ...', por Beatrice Pediconi, um artista italiano que é realmente bom. Eu estava meditando sobre uma imagem para gravar, e eu estava lendo esta revista e vi uma de suas imagens lá, e eu pensei "uau", que era bonita. Então, entrei em contato com ela e ela concordou em nos deixar usar as suas imagens.

PB: Mais uma vez, a capa de álbum que é uma imagem muito poderosa e uma peça muito bonita ou arte, como você diz.

MG: Você sabe como isso é feito? Vá para seu site beatricepediconi.com, e você verá um monte de imagens que são assim. Ela constrói um 4 "por 4" por 4 'cuba de água profundos, e ela tem uma daquelas grandes, câmeras Hasselblad - eles são 8x10, ou seja o que for - suspensa acima do tanque, ela ilumina o aquário, e depois pinta na da água. Eu acho que ela é incrível.

PB: Eu tenho que dizer, eu não teria imaginado isso! Eu achava que era uma representação de uma galáxia, ou algum outro tipo de astral imaginar.

MG: Sim, é isso que eu gostei. Eu gostava que, em seguida, quando eu descobri como ela fez isso, eu gostei mais ainda porque era como se essa versão micro de um universo macro, você sabe? Como uma pequena coisa delicada, que implica espaço infinito.

Mas sim, para classificá-lo de trabalhos fora assim. Quando eu fiz 'We Are ele "(Angels of Light, álbum de 2007), eu estava pensando sobre a arte-final e então me lembrei Deryk Thomas que fez capas para nós nos anos 90, para Swans. Fui ao seu site e olhou e disse "Oh meu Deus, eu tenho que usar essas coisas!" Então eu liguei para ele e nós fizemos isso.

PB: Essa foi a pintura do cão dos desenhos animados, segurando um osso, não era? Essa imagem é um dos que eu estava pensando quando eu mencionei o seu trabalho artístico impressionante antes - ele realmente gruda na mente. Isso é, obviamente, um método que funciona bem para você. Para voltar à idéia de um registro como um pacote, a arte é uma parte muito integral

MG: Definitivamente, eu cresci nos anos 60 e 70, e toda a idéia de um álbum, com a arte, sempre foi realmente muito misterioso e muito tátil e da arte informou a música e vice-versa. Eu gostei muito isso, eu gosto do aspecto muito. Da mesma forma, um título deve ressoar, mas não desista demais. Ele deve ressoar e implica alguma coisa sobre a música. Então, eles trabalham e elas reverberam uns contra os outros.

PB: Há muito escrito sobre você saindo de cena no Wave dos anos 80 70s/early ...

MG: Que nós éramos parte dela? Eu não diria isso; No Wave foi mais cedo. No Wave foram pessoas como Teenage Jesus e os empurrões, Marte, as contorções, DNA e Glenn Branca, em certa medida, embora ele fica sozinho. Sonic Youth e cisnes veio mais tarde. No momento em que nós dois se mudaram para New York City, no Wave já tinham começado a perder a força. Então, nós ficamos tipo de pós-No Wave, e nós realmente começamos o nosso próprio mundo há pouco em Nova York.

Mas eu gostei No Wave, que era um dos motivos que me mudei para Nova York - que o suicídio e banda. Pareceu-me que realmente interessante, desafiador e super-emocional e psiquicamente música intensa estava sendo feito em Nova York - como apposed onde eu morava em Los Angeles, onde era uma espécie de punk rock estilizado. Com exceção do Germs, que foram bastante caótica, mas elas certamente não havia nenhum tipo de declaração grand musicalmente. Então, não havia nada, pensei, verdadeiramente vital em LA, então me mudei para Nova York.

PB: Eu sei que algumas bandas que saíram dessa cena, como Ut, talvez tivesse mais um a seguir na Europa do que em Nova York.Parece que, muitas vezes mais experimentais ou underground nos EUA, e fazem melhor na Europa.


http://www.pennyblackmusic.co.uk/MagSitePages/Article.aspx?id=5730

Sem comentários:

Enviar um comentário