24/04/2010

BIKE - O TRANSPORTE DO FUTURO


A fabricante de peças Shimano quer tornar o uso da bicicleta mais popular, conquistando pessoas que hoje não a utilizam. O interesse não é exactamente o uso como meio de transporte, mas estão investindo no uso como opção de lazer mesmo, aquela pedalada descompressada no final de semana. De qualquer forma, essas pequenas mudanças também representam vantagens no uso como transporte.
Eu tenho três bicicletas, e não perco quase todos os dias de dar uma pedalada.

A Bicicletada é um movimento sem líderes inspirada na Massa Crítica, ou Critical Mass, uma "coincidência organizada" que começou a tomar as ruas de São Franscisco nos EUA no início dos anos 90.

Numa pesquisa que fizeram nos Estados Unidos, a conclusão foi que as pessoas acham a bicicleta meio complicada, com muitas mudanças e a necessidade de manutenção periódica (afinal, que criatura normal vai querer aprender a regular um travão ou limpar e lubrificar uma corrente). Segundo o site BikePortland, a pesquisa concluiu que para essas pessoas as bicicletas deveriam ser baratas, terem manutenção zero e serem práticas para pedalar em roupas “normais”.

Com isso em mente, a empresa colocou em prática em Março a iniciativa Shimano Coasting, incluindo acções de marketing de divulgação em 15 cidades. O site Shimano Coasting mostra modelos de bicicletas dos tradicionais fabricantes Trek, Giant e Raleigh. Além das mudanças automáticas, da baixa manutenção e da corrente protegida para não sujar a roupa, as bicicletas têm um desenho que favorece uma postura mais “alta” e confortável, e vêm com travões “coaster” – travões contra-pedal, daqueles que se pedala para trás para parar.

Sem comentários:

Enviar um comentário