25/04/2010

GERAÇÃO Y

A Geração Y, também referida como Geração millennials ou Geração da Internet é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à coorte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela Geração Z.

Entender as novas gerações sempre foi um desafio para qualquer pessoa. O que torna este momento especial é o fato de termos mais gerações influenciando-se mutuamente.

O crescente aumento da expectativa de vida do ser humano, a redução da natalidade, a ampliação dos meios de conexão entre as pessoas e o aumento do acesso e da velocidade no fluxo das informações são fatores extremamente relevantes e criam um momento singular em toda a história conhecida da humanidade, pois nunca cinco gerações diferentes conviveram em uma mesma realidade.

Aliado a esses fatores está o ritmo frenético e absolutamente desgastante que nos impomos. Consumimos todas as nossas energias na busca de um momento de segurança, conforto e tranquilidade que nos permita refletir sobre nossas reais expectativas, em vez de direcionarmos nossas energias na própria reflexão.

Os novos tempos parecem estar transformando a vida das pessoas, levando muitos a se questionar sobre o real significado de suas existências. Assim, ainda que nos apresentemos para o mundo como seres independentes e extremamente poderosos por causa de todas as nossas "conquistas", mantemos a fragilidade da vocação humana e nos rendemos à simples conclusão de que, se refletirmos com o coração, devemos apenas contemplar a vida em toda sua magnitude.

Contudo, essa simplicidade de reflexão deve ser resgatada para que possamos nos adaptar com mais serenidade aos momentos atuais, pois a vida nos fascina e nos movimenta. Nossas expectativas se alimentam da vida. Nada consegue deter essa força que um dia foi chamada de "sopro da vida".

Preocupados com o meio ambiente e causas sociais, esta nova geração tem um ponto de vista diferente das gerações anteriores que viveram épocas de guerras e desemprego, com o mundo praticamente estável e mais cómodo a liberdade de expressão, esses jovens conseguiram preocupar-se com valores esquecidos como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário