18/04/2010

WONDEUR BRASS

A primeira nine-piece feminista, activista, o grupo de teatro e música, Wondeur Brass, uma baixa programação ao longo da década de 1980, com a mesma velocidade, ganharam experiência e atenção. Começou como um outsider big band, o grupo evoluiu numa nítida proposta avant-garde de rock avant-garde da época, em sincronia com o rock experimental de Nova York e Londres. O grupo deixou dois LPs, deu à luz o projecto paralelo Les Poules, transformou-se no grupo Justine em 1990, e acima de tudo, lançou as carreiras dos três pilares da cena da "musique actuelle Montreal" - Joane Hetu, Diane Labrosse, e Danielle P. Roger.

As raízes dos Wondeur Brass, estão na rua Duluth, Montreal no final dos anos 70. Um círculo "left-field" deixou os músicos e entusiastas defenderem uma música livre, dita comercial, música para e pelo povo. Um evento beneficente para uma organização feminista serviu como catalisador para as nove mulheres jovens, todos os activas em outros grupos ou entre os grupos, para formar os Wondeur Brass - o nome indica o fabricante do sutiã e do formato peculiar da banda: todo o "brass" além de piano e bateria. Inspirado pelo free jazz, punk e elementos de new wave, o grupo rapidamente monta um primeiro show onde agit-prop e o discurso de confronto é tocado em partes iguais com a música - em 1980, o simples facto de ser um grupo só de meninas foi provocação um estímulo, um corte transversal para quebrar as fronteiras.

Mulheres e Música? em Paris. Eles teriam que retornar ao Congresso até 1990.Também visitaram, a Suíça, Alemanha, Jugoslávia, Bélgica e Reino Unido.Trouxeram uma nova visão para a musica nos anos oitenta. A sua música era conservadora mas simples, por vezes rudimentar e até quase caseira. No entanto elas não tiveram medo da improvisação e experimentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário