05/04/2010

HENRY COW

Henry Cow foi uma das bandas Inglesas mais conhecidas da era progressiva (embora apenas um cult favorito nos E.U.),o som era tão inconstante e ousado que tiveram poucos seguidores, mesmo por ter inspirado muitos de ambos os lados do Atlântico. A sua música tem marcado os últimos 20 anos devido ás diversas influências - Oliver Messiaen , Kurt Weill, Frank Zappa, Soft Machine.

Os primeiros trabalhos do grupo, Legend de 1973, Unrest de 1974 e In Praise Of Learning de 1975( com as famosas capas que mostravam uma meia) definiram a criatividade intransigente do grupo, e o que pretendia com o seu som: improvisações complexas, misturas de diversas influências sonoras, e solos feitos de forma caótica.Estava consolidado em 1978, um dos movimentos mais sólidos do avant-prog. O grupo funcionava mais ou menos como um colectivo, com uma verdadeira identidade do grupo que mudou a formação de álbum para álbum.

Avessos a "venderem" ou a aprisionar o seu som, tocaram com outros grupos ou artistas que tiveram uma relação comercial ou mais sucesso que eles ( Soft Machine, Pink Floyd e Mike Oldfield), ou que tivessem uma visão musical ainda mais radical com os percursores do Krautrock, os alemães Faust.

O grupo tinha um carácter político, e por vezes apresentava-o, de forma radical, nas canções em "Nine Funerals Of The Citizen King", a banda canta sobre as mazelas do capitalismo e os efeitos danosos que o mesmo impunha na sociedade, e em performances(nalguns shows a bandeira da antiga União Soviética era hasteada no palco).

Tim Hodgkinson tocava teclados; Chris Cutler tocava bateria, Fred Frith uma variedade de instrumentos, com especialização em cordas (guitarra, em particular), todos eles cantavam. Os três aparecem em todos os álbuns Henry Cow gravado entre 1973 e 1978. Outros membros incluía a multi-reedist Lindsay Cooper, o baixista John Greaves e cantora alemã Dagmar Krause, que trabalhou com Frith e Cutler nos Art Bears e mais tarde gravou (bilíngue) canções de Brecht e Weill.

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