18/04/2010

TIM HODGKINSON

Tim Hodgkinson: começou no saxofone alto com grupos de free-jazz, happenings na escola. Entre 68-78 membro a tempo inteiro dos Henry Cow em sax alto, clarinete, órgão eléctrico. Primeiro show de improvisação solo foi em 79, London Musicians Collective, tocando um set-up com variadas fontes de som e processadores, tais como moduladores, delay de fita, etc. Em 1980 Hodgkinson forma ( a minha banda preferida)os The Work, com o guitarista-compositor Bill Gilonis, baixista Mick Hobbs, e o baterista Rick Wilson. Tim Hodgkinson durante estes anos tocou com vários musicos- Lol Coxhill, Fred Frith, Chris Cutler, Tom Cora, Lindsay Cooper, John Zorn, Evan Parker, Catherine Jauniaux, e Charles Hayward.

Lança a solo, Splutter, em 1985, um álbum de improvisações, e a primeira turnê em duo nos E.U.A. com Fred Frith no mesmo ano, também tocou com Zorn, Sharp, Staley e uma tourné em trio, com Chris Cochrane, e Pippin Barnett. Improvisando nos teclados no início dos anos 90, começou a concentrar-se exclusivamente na lap steel guitar, e reeds. Ao mesmo tempo iniciou uma série de viagens de estudo há Sibéria, tocou com músicos da Sibéria, formou os K-Space com o percussionista Ken Hyder, e CHAMZYRYN o musico de Tuvan que pertenceu ao grupo avant-garde rock Biosyntes, e gravou com a diva de Tuvan, Sainkho Namtchylak.

Gravou e fêz tournés com os Ossatura, o seu grupo de improvisação electro-acústica no final dos anos 90.Em 1994 edita Each in Our Own Thoughts, o primeiro CD que eu comprei do exímio artista/compositor.

Nos concertos toca clarinete, saxofone alto, clarinete baixo, guitarra lap steel, teclados, vocais e electrónica. No estúdio, também trabalha com percussão, guitarra e sampler.

Past Bands : Henry Cow (1968-78), Maldoror Palm Court Orchestra (1978-79), The Work (1980-82, 1989-90), Fluvial (1983), Officer (1984-89), TimKen [Hodgkinson/Hyder duo] (1987-88), Kalahari Surfers (1989), The Momes (1989)

Sem comentários:

Enviar um comentário