11/04/2010

JOHN ZORN - COBRA

John Zorn (1953) tem sido a relação da vanguarda musical em Nova York por um par de décadas - um compositor incrivelmente prolífico e performer, curador e patrão da label, cujo início como um olhar eclético, das tendências rapidamente resolvido em profundidade e amplitude de visão. A jóia da sua enorme obra no entanto, é "Cobra", um dos seus primeiros peças do "jogo" - que quer dizer que se a executar ou assistir a um espectáculo dela é como se fosse um desporto de espectador, ao invés de uma composição. É um conjunto de regras para 1984 uma dezena de músicos a improvisar, sob a direcção de um teleprompter, que tem um papel em algum lugar entre o "maestro" e o "mestre", bandanas, gestos rápidos, e rapidamente as alianças envolvidas. As regras completas para "Cobra" é nunca terem sido oficialmente publicadas - parte do divertimento é que eles são passados de mão em mão entre os músicos. A durabilidade do "jogo", tem algo a ver com a sua implacável Zorniness: nunca é a mesma coisa duas vezes é totalmente dependente dos músicos específicas ao tocá-la, e ele muda-a de forma mais rápida do que os assistentes no duelo em The Sword in the Stone.

Para quem como eu assistiu na esta obra sabe do que é que estou a falar.A performance na Casa da Musica foi exactamente assim.

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