05/04/2010

Fred Hersch

Aos 54 anos e com 45 álbuns gravados, a partir da década de 70, é considerado um renovador do género musical criado em New Orleans. O pianista nascido em Ohio celebra a vida com mais um disco.Desembarcou em Manhattan aos 21 anos, em 1977. A cidade fervia de inquietação. Hersch cruzava Nova York com sua curiosidade. Três décadas depois, o músico e dedicado professor de estrelas como Brad Mehldau e Ethan Iverson, foi o primeiro gay a sair do armário no chauvinista mundo do jazz, ao se declarar sero positivo em 1986.

Em todo o ano de 2008, eu esteve muito doente. Começou o ano com demência, relacionada à infecção pelo HIV, ficou mesmo maluco durante meses. Começou a recuperar, e logo em seguida contrai uma pneumonia e entra em coma por mais dois meses. Quando saiu da pneumonia, não conseguia engolir, falar, andar, segurar um lápis nem muito menos,tocar piano.

" Mas lembrei-me de sonhos. Pesadelos e sonhos vividos. Alguns deles, ao menos dois vou usar na nova peça que estou compondo, coincide com eventos reais. Por um certo tempo durante o coma, estava tão agitado que me tiveram de amarrar à cama. E tive sonhos em que aparecia preso, sem poder me mexer. Esses sonhos voltaram à minha memória tantas vezes e com tal precisão que senti a necessidade de fazer algo artístico com eles. Então, estou concebendo uma peça de 70 minutos para um ensemble médio, alguns sopros, cordas, piano, baixo, percussão, uma narradora/cantora e efeitos visuais. Alguns dos sonhos vão ser contados com um roteiro animado projectado na tela. Estou a trabalharcom um artista de animação e um letrista. Esta peça vai ter a première em Nova York em Maio de 2011" .

O pianista Fred Hersch actuou na Culturgest a 26 de Março,2010 e marcou a estreia do músico entre nós, ele que tem um curriculum e uma interessante história humana que embebe a sua arte e que mostra como um drama pode ser transformado num serviço aos próximos.

Hersch vem a solo, e foi o único a tocar a solo no Village Vanguard, mas só depois da morte do seu fundador e antes tocou ao lado de grandes figuras do jazz como Stan Getz, Joe Henderson, Lee Konitz e Art Farmer, Toots Thielemans ou Jane Ira Bloom. Seja a solo, duo, trio ou quinteto, Hersh explorou a tradição do jazz e abriu novas e inexploradas portas.

Sem comentários:

Enviar um comentário