12/03/2010

ART BEARS SONGBOOK


Trinta anos depois, Art Bears. A seminal 'diminutiva discografia' é considerada altamente influente e faz parte do movimento avant-prog/RIO. Uma série de pequenas ocorrências independentes, incluindo o 30 º aniversário da formação do grupo e do 25 º aniversário da FIMAV cria um acaso muito feliz - Art Bears Songbook.

Ao invés de uma reunião (Dagmar Krause não estava disponível- quando tocou e encantou no Porto, eu perguntei-lhe se alguma vez teríamos novamente a formação original dos Art Bears- resposta, com o Fred Frith será muito dificel), o que implica a replicação da música para os baby boomers nostálgicos.

Frith e Cutler decidiu reexaminar o repertório do trio e ampliado refazer-lo para um grupo completamente modernista que incluí três dos quatro Cosa Brava, a banda de Frith -keyboardist/accordionist Zeena Parkins, violinista e cantora Carla Kihlstedt e o sonic manipulator, The Norman Conquest, juntamente com as cantoras Jewlia Eisenberg e Kristin Slipp.

O resultado foi um desempenho que soou verdadeiro ao espírito dos Art Bears, mas evita o excesso de reverência. A profundidade emocional do poderoso material (e as suas mais uma vez letras em causa) as harmonias e a interacção das três vozes entre Eisenberg, Slipp e Kihlstedt não foi apenas recebido com entusiasmo pela festa no FIMV, que foi tão convincente que alguns foram literalmente às lágrimas.

Festival International Musique Actuelle Victoriaville: 19 Maio, 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário