26/03/2010

Entrevistas da Paris-Review

Ao contrário do que o título sugere, "The Paris Review" é uma revista literária de Nova Iorque, fundada em 1953 por um grupo de amigos (Harold L. Humes, George Plimpton, William Pène du Bois e outros) que convenceu o príncipe Sadruddin Aga Khan a financiar o projecto. Não cabe aqui fazer a sua história. Foi nas suas páginas que, entre muitos, se estrearam Adrienne Rich, Philip Roth, V. S. Naipaul, Peter Matthiessen, Jeffrey Eugenides e Italo Calvino.

As entrevistas da ''Paris Review'' são o mais extraordinário arquivo do fascínio que uma entrevista literária pode alcançar.

Kerouac não tem telefone em casa. A entrevista (a mais longa do volume) tem de ser marcada com meses de antecedência. Verdade que Kerouac tinha apenas 46 anos e era obrigado a aturar Stella. Kerouac cita Goethe e Dostoievski, precursores, diz ele, de Neal Cassady, o amigo imortalizado como Dean Moriarty, personagem central de "Pela Estrada Fora" (1957).

Aspecto desconcertante é verificar como Kerouac já estava "datado" em 1968: "Allen [Ginsberg] já tinha escrito no jornal que eu não estava a dormir lá porque andava a tentar comê-lo, mas era ele que me andava a tentar comer a mim. Mas naquela altura, de facto, estávamos só a dormir. Depois disso ele arranjou uma almofada..."


Entrevistas da "Paris Review"
Selecção, trad. e notas de Carlos Vaz Marques Tinta da China

Sem comentários:

Enviar um comentário