26/03/2010

dEUS

Estreia surpreendente Worst Case Scenario,dos dEUS em 1994. No álbum tocam jazz, funk, indie, grunge, Frank Zappa samples e influencias de film noir. E contra todas as probabilidades surgiu um álbum que alcançou o status de clássico instantâneo. Permaneceram apenas fora do mainstream durante a sua formação original. A reembalagem envolve mais um cd de rareties, um DVD com performances ao vivo e um livreto concebido pelo guitarrista Rudy Trouve. Uma jóia rara de uma era com a honrosa excepção dos Pixies.

A primeira banda belga indie a assinar com uma editora internacional, Island Records. A improvisação avant grunge dos dEUS era originalmente composto pelo vocalista / guitarrista Tom Barman, o baixista Stef Kamil Carlens, o baterista Julle De Borgher, Klaas Janzoons violinista e o guitarrista Rudy Trouvé. Formados em Antuérpia, em 1991,começou a sua carreira estritamente como uma banda de covers, mas logo começou a apresentar material novo, afiando uma irreverente forma livre nos shows ao vivo, com influências que vão do folk e do punk ao jazz e rock progressivo.

Depois de anunciar planos para produzir os seus próprios filmes pornográficos, emitiram em 1995, My Sister, My Clock.

Os Zita Swoon pré-existem desde 1993, quando o grupo composto por Stef Kamil Carlens o guitarrista e pianista Tom Pintens e o baterista e percussionista Aarich Jespers - primeiro com o nome A Beatband e depois sob a designação Moondog Jr. - iniciam uma carreira musical imparável que dá depois origem aos Zita Swoon.

Carlens saiu para se concentrar no seu projecto paralelo, Moondog Jr. Trouvé logo seguiu o exemplo, canalizando as suas energias no grupo Kiss My Jazz, com o novo guitarrista Craig Ward e o baixista Danny "Cool Rocket" Mommens, voltam ao estúdio em 1997 para In a Bar, Under the Sea. Segui-se The Ideal Crash, em 1999.

Vantage Point é segundo álbum, quando o cantor Tom Barman e o violinista / teclista Klaas Janzoons convocam a banda com uma nova formação em 2005, mas ao contrário de Pocket Revolution,2006 que encontrou o estilo na dupla pop dos Coldplay, este encontra artisticamente o equilibrio nas suas tendências pop experimentais, como o fizeram no período de álbuns como In a Bar, Under the Sea, e The Ideal Crash.

Sem comentários:

Enviar um comentário