30/03/2010

As Flores do Mal Charles Baudelaire

Em 1857 é lançado As flores do mal contendo 100 poemas. O livro é acusado no mesmo ano, pelo poder público, de ultrajar a moral pública. Os exemplares são presos, o escritor paga 300 francos e a editora 100, de multa.
As Flores do Mal foi editado em 1857 provocando imediatamente um grande escândalo. Seis poemas do livro foram condenados e proibidos de circular, no dia 20 de Agosto desse ano, pelo tribunal correccional de Paris.

A primeira edição era constituída por 1300 exemplares em papel Angoulème e dez em papel Vergé. Os editores Poulet-Melassis et de Broise tinham no armazém duzentos exemplares aquando da condenação e para não destruírem os livros, limitaram-se a retirar as páginas dos poemas proibidos. Nasceram assim os exemplares amputados que são disputadíssimos pelos bibliófilos, valendo quantias avultadas.

Em 1841 pressionado pela família e pelo padastro, que não admitiam sua independência é obrigado a embarcar num navio com destino a Calcutá. Meses depois decidiu abandonar a viagem na Ilha de Réunion.

Em 1842 retorna a França conhece uma jovem mulata Jeanne Duval no teatro Porte Saint-Antoine, e vive por dois anos entre drogas e álcool na companhia Jeanne.

Morre em 1867, em Paris, e seu corpo está sepultado no Cemitério do Montparnasse, em Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário