28/03/2010

BRIAN DEWAN

Um talento impressionante independente e original,os caprichos de Brian Dewan combina a tradição com um sentido de humor subversivo nos seus muitos projectos, que incluem (e às vezes combina) de música, arte e "furniture-making". Um residente em Williamsburg, Brooklyn, Dewan as suas execuções valem uma orquestra de instrumentos peculiares, incluindo a harpa, acordeão, Moog e Theremin - assim como guitarra e órgão -, mas o seu instrumento de assinatura é a cítara eléctrica, que ele construiu em 1989 a partir de pedaços de uma guitarra eléctrica e um cravo. Com os seus oito "humbucker pickups" e 88 cordas, assemelha-se a uma "overgrown autoharp", é a chave para a sua aproximação há avant folk-rock.

Dewan tocou com o Blue Man Group, colaborou com artistas tais como the Sixths, Drink Me, Brian Woodbury, Laura Cantrell, e principalmente com o primo Leon Dewan, com quem criou Dewanatron, um projecto que gira em torno da dupla, e de "cabinetry synthesizers" personalizados. Também trabalhou com os seus bons amigos They Might Be Giants, fêz várias turnês com eles, oferecendo obras de arte como os álbuns, Lincoln e a compilação de singles, Miscellaneous T.

Como artista plastico Dewan concebeu para David Byrne "Uh-Oh", Neutral Milk Hotel "In the Aeroplane Over the Sea", e the Music Tapes "First Imaginary Symphony for Nomad".

Ele também fez I-Can-See filmstrips, que satiriza a natureza autoritária de filmes educativos, dando aos seus shows uma dimensão multimedia. Dewan participou em outros projectos e aparições, inclue um tipicamente peculiar comercial para M2 do canal de música MTV- somente, para escrever a música Sesame Street. Escrevia e actuava como membro do excelente Raymond Scott Orchestra.

Sem comentários:

Enviar um comentário