25/03/2010

MOONDOG


Uma bela colecção do lendário Moondog a maioria dos quais nunca foi emitido nos E.U.! Esta caixa com disco duplo de luxo, da Alemã Roof Music, contém uma colecção de música gravada a partir de 1977-1999, intitulado The German Years, bem como um segundo disco intitulado The Last Concert, Mimi-Festival 1999. Realizada em 1 de Agosto de 1999, cinco semanas antes da sua morte a 8 de Setembro. O conjunto de características dos 2CD tem material constituído a partir dos últimos 20 anos de vida de Moondog, quando ele residia na Alemanha - além de um disco adicional que apresenta o seu último concerto, aqui apresentado pela primeira vez, nunca! Moondog deixou os E.U. para ir gravar na Alemanha, depois dos seus dois famosos álbuns na Columbia Records no início dos anos 70 - e sua estadia naquele país fez-lhe refinar ainda mais o seu estilo inicial, adaptando-as mais para um conjuntos de outros músicos, e receber o respeito que ele nunca teve nos E.U..

Por quase 50 anos, Moondog (Louis Thomas Hardin, 1916-1999) impressionou e influenciou artistas como Benny Goodman, Leonard Bernstein, The Beatles, Charlie Parker, Igor Stravinsky, Frank Zappa, entre outros.A música de Moondog sempre existiu entre o clássico e o mundo do jazz, sem nunca pertencer a nenhum deles. Compôs mais de 80 sinfonias, numerosas obras de câmara, mais de 300 madrigais, bem como para bandas filarmónicas, orquestras de cordas, e peças de órgãos.

O seu trabalho estende-se de obras minimalistas no início dos anos 50, com arranjos para quarteto de cordas na década de 80, a opulenta produções para orquestra big-band nos anos 90.

As pistas aqui são muitas vezes bastante diferentes, mostram cada vez mais as idéias musicais retrabalhadas de Moondog para um modo de desempenho mais grave no piano, órgão, instrumentos de sopro e voz. Embora as gravações sejam um pouco mais profissionais, ainda há muito do humor e momentos dos seus primeiros registos em solo americano!

Sem comentários:

Enviar um comentário