21/09/2010

ANDY WARHOL

Até 14 de Novembro, o Museu Colecção Berardo apresenta no CCB a exposição “Warhol TV”, que disponibiliza o acesso a importantes emissões televisivas produzidas, realizadas e protagonizadas por Andy Warhol, entre 1979 e 1987.

Na Factory, o atelier de produção artística fundado por Andy, era frequente haver câmaras ligadas, prontas a documentar as acções dos presentes - “Sleep” (1963, 321 minutos), “Haircut” (1963, 35 minutos), “Empire” (1964, 485 minutos)são extensas gravações de pessoas em acções triviais ou captações fixas de espaços determinados.

Em “Chelsea Girls” (1966), o filme experimental rodado em Nova Iorque, acompanha várias mulheres que habitam o hotel Chelsea - Nico, Brigid Berlin, Gerard Malang, Ingrid Superstar, International Velvet e Eric Emerson.

Nascido a 6 de Agosto de 1928, somente dois anos após a invenção do primeiro televisor pelo escocês John Logie Bird, Andy Warhol foi filho da geração televisiva. “Deixava a televisão ligada o tempo todo, sobretudo quando havia pessoas a falar comigo sobre os seus problemas, e apercebi-me de que a televisão desviava a minha atenção o suficiente para que os problemas que as pessoas me estavam a contar já não me afectassem. Era como uma coisa mágica.”, revelou Warhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário