Capas raras de discos de jazz em vinil estão expostas, a partir de segunda feira, na Casa da Cultura de Coimbra, divulgando algumas edições especiais ou limitadas do rico acervo da Fonoteca da Biblioteca Municipal.
A exposição, que estará patente na Galeria Pinho Dinis até 1 de outubro (Dia Mundial da Música), permitirá apreciar cerca de 30 capas, que são raridades, de discos de jazz em vinil, disse hoje à agência Lusa a directora da Biblioteca Municipal de Coimbra, Maria José Miranda.
"O espólio vinil da Fonoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra é proveniente, na sua grande maioria, de uma doação feita ao Município, pela extinta RDP, em 2004, e é constituído por cerca de 20 mil álbuns de 78, 45 e 33 rpm", segundo uma nota do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra.
“O espaço possui, assim, um acervo com edições que, pela sua raridade, merecem ter visibilidade e ser divulgadas junto dos apreciadores do 'velho' vinil”, acrescenta.
Com a exposição, o Departamento de Cultura pretende divulgar este património da Fonoteca da Biblioteca Municipal, para o qual existe “um público muito entusiasmado”, salientou Maria José Miranda.
Fruto de uma seleção feita pelo melómano João Pedro Rocha destacam-se, nesta exposição, capas que, contextualizadas na sua época e constituindo álbuns de referência, marcam a história da música na área do jazz, adianta a nota.
Capas digitalizadas e alguns originais serão mostrados na exposição, em que figura nomeadamente o EP “Rosie and the Duke” (1956), que junta Duke Ellington com a cantora Rosemary Clooney.
Outra das raridades é o LP de Patti Page “Let’s get away from it all", da década de sessenta, com a particularidade de a cantora nele interpretar o tema “Coimbra”, de Raul Ferrão e José Galhardo, “uma das mais conhecidas canções portuguesas em todo o mundo (senão a mais conhecida), fonte de inúmeras versões, sobretudo, instrumentais”.
A capa do EP “Dixieland” (1959), do músico português Domingos Vilaça, editado por "uma das maiores referências impulsionadoras do primitivo jazz português na década de quarenta", a Alvorada, integra também a mostra.
O LP “Dave Brubeck at Storyville: 1954”, do The Dave Brubeck Quartet, o EP “Summer” (1968), do Trio Barroco/TyreeGleen Jr. & Van Dixon, e o álbum “Wispering/Always…”, de Moustache Jazz Seven, são outros dos discos de vinil cujas capas serão exibidas.
Esta iniciativa surge na sequência uma primeira mostra, realizada em 2009, de capas raras em vinil, dedicadas à música portuguesa produzida na segunda metade do século XX, sendo intenção da Biblioteca Municipal de Coimbra dar continuidade ao projeto, de periodicidade anual, com exposições dedicadas a outras temáticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário