18/09/2010

Burroughs chama a palavra de um vírus, algo que nos contagia e duplica. Certas palavras têm um forte efeito sobre nós. Estes são ambos vistos como santos ou obscenos. Outras palavras podem mudar a nossa consciência como um canto ou uma música. Ao cortar as palavras Burroughs acreditava que poderia tornar-se livre dos seus efeitos. (Burroughs, 47-51). Ele criou uma anarquia no ego do escritor. Uma vez que a reencarnação ocorre o ego morre, é como o cut-up, o ego é dissolvido de volta ao éter da origem da palavra.

Em 1959, Burroughs usou palavras como "merda", "burro" e "fuck" dezenas de vezes no seu mais famoso livro Naked Lunch. Ele inspirou a manchete do Chicago Daily News intitulado "Filthy Writing on the Midway". O artigo influenciado pela Universidade de Chicago para eventualmente reprimir a revista que estava a publicar os trechos de Naked Lunch.(Morgan 296).

Esta indirectamente causa interesse no livro que foi publicado na íntegra, mas rotulado como obsceno. Mesmo os tribunais norte-americanos concordaram. Naked Lunch foi rotulado como obsceno entre 1958 e 1966. De Grazia, o advogado da editora de Burroughs,e Naked Lunch foi a julgamento por obscenidade em vez de único vendedor de um livro que poderia ser preso.

Mas ele viu o valor de Naked Lunch no seu depoimento do livro no julgamento do Supremo Tribunal. O que o fez tomar a palavra a partir de qualquer fonte moralmente possível para Burroughs, é que ele acreditava que não estava agindo como um escritor, mas um transcritor do que tinha sido escrito. Outros escritores também foram apanhados no seu próprio ego para poder escrever com a mente clara para ver o que já estava lá. Para ele, as palavras que escreveu não eram suas, uma vez que nenhuma palavra pertence a qualquer escritor, assim como as cores não pertencem aos pintores.

A principal desvantagem que Burroughs e Gysin enfrentaram foi que as palavras são, naturalmente lineares, que a uma palavra segue-se uma anterior. Na pintura pode acontecer de uma só vez ou em qualquer forma, já que podemos ver a tela inteira de uma vez.

O cut-up é uma das idéias mais radicais, que resulta de um estilo de vida que desculpa, drogas e o excesso do não-racional. É permitido escrever, mover para o mesmo espaço o mesmo que na pintura abstracta. Para os autores, foi uma experiência mística, e não simplesmente uma técnica ou uns cortes de papeis separados.

Burroughs introduziu a aleatoriedade na escrita mainstream, o cut-up.
Como Cut-up & Fold-in.

O cut-up não era novo quando Brion Gysin e Burroughs usaram nos seus escritos. Tristan Tzara foi expulso dos surrealistas depois de ter feito um poema de palavras extraídas de pedaços de papel num chapéu. (Morgan 300) Houve outros que usaram técnicas semelhantes, mas Gysin e Burroughs foram os primeiros a usá-lo para escrever contos e romances. Eles desenvolveram-se muito mais do que um exercício simples com as conexões do universo psíquico e mágico.

1. Fold-in: ter uma página de qualquer trabalho escrito e cortá-lo em quatro pedaços iguais. Coloque a parte inferior direita no canto superior esquerdo e vice-versa. Leia da esquerda para a direita como se fosse um pedaço de papel.
2. O Cut-up: frases cortadas e frases de uma página de um texto. Misturar bem. Reunir em perigo, por assim dizer já que não há coincidências. Lido como um texto completo.
3. Ambos os métodos podem ser usados juntos ou separadamente, dois ou mais textos diferentes podem ser usados juntos.

O cut-up, e fold-in, ou qualquer outra forma de baralhar estas e outras palavras destrói a sua propriedade de qualquer intenção consciente do escritor . Sem dúvida, isso é quase um paralelo com o uso das drogas, por Paul Bowles, um escritor que viveu em Tânger durante a década de 1950.
Burroughs e Brion Gysin, tentaram colocar o manuscrito Naked Lunch juntos.

Escritores como Norman Mailer acreditam que o pensamento claro e original vem da mente do escritor, o talento, a partir do ego. Os cut-ups de Burroughs foram radicais na maneira de contornar o ego em fazer sentido. Burroughs salientou que não viu a sua técnica como um produto final, no entanto, usou isso como qualquer outra técnica que um escritor pode usar, como o brainstorming.

O que faz a escrita de Burroughs significativa anos mais tarde?

A escrita de Burroughs foi bem sucedida por dois motivos. Escreveu sobre a verdade que viu e divertiu-se com isso. Tragédia e comédia caminham juntos e bem Burroughs usou isso para sua vantagem.

quando Burroughs era um homem velho, na década de 1970 as pessoas tinham medo dele. Victor Bockris, um amigo dele, lembra-se de pessoas com medo de perguntar Burroughs para assinar seu livro e em vez disso, pergunte a ele. (Bockris xiii) Burroughs era sempre do lado de fora. De alguma forma, as pessoas tinham medo dele pois ele era um adolescente. Ele foi criticado por Philip O'Connor até mesmo anos após a sua escrita se tornou aceito pela comunidade literária. Ele acreditava que muito da escrita avante-garde dos anos 1950 e 60 foi feito por "autores ideologcally conservadora", como James Joyce, Beckett e Burroughs. (Morgan 450-51)

Sem comentários:

Enviar um comentário