09/09/2010

CHRISTO + JEANNE-CLAUDE

Documentário sobre um homem chamado Christo, um artista, cuja obsessão na vida foi embrulhar coisas. Isso não significa que ele embrulha-se as pequenas coisas, no entanto. Ele usa o mundo exterior, em muitos acres de espaço, para acomodar o seu uso e espalhar por envolvimento em torno de locais naturais e antrópicos. Em Christo in Paris (1990) ele lança o seu olhar sobre uma ponte-área, em Paris, que ele encontra onde é recebido com cepticismo pelos responsáveis. Mas ele pressiona para a frente, e dá-nos uma olhar em como esse processo é feito, tanto com a política dele, e com a arte real e o trabalho colocado numa exposição pública como o que acaba como este.

Christo e as obras artísticas de Jeanne-Claude são lendárias. Envolveram o Wrapped Reichstag, Berlin 1971-95. Eles envolveram em torno de ilhas ao largo da costa da Flórida em tecido rosa brilhante, erguendo a 24 quilômetros de extensão cerca de 18 metros de altura de pano branco em dois condados do norte da Califórnia, ou na Pont Neuf, em Paris, as suas obras tornaram-se monumentais narrativas de esperança e de triunfo diante da adversidade. E o acto de filmar torna-se um projecto em si, com os cineastas presentes em cada passo do caminho, desde o planeamento e autorização, a execução e exibição dessas obras de arte temporárias.

Este conjunto de três DVD é a colaboração e o retrato mais completo já lançado entre cineastas e artistas. Cinco filmes premiados estão incluídos: Christo's Valley Curtain (1974), Running Fence (1978), Islands (1986), Christo in Paris (1990), e Umbrellas. (1995). Cada filme foi remasterizado digitalmente, supervisionado por Albert Maysles, apresentado e junto com novas entrevistas, fotos com 82 páginas, brochura com full-color, desenhos e redacções.

Todos os doc de Christo estão agora em DVD. Seu trabalho sobre o filme vale a pena encontrar Christo muito estranho ou único para o seu gosto. Mas uma coisa é certa, não se olha para outro filme sobre o envolvimento da mesma forma novamente.

Five Films about Christo And Jeanne-Claude
Films by the Maysles Brothers

R.I.P. Jeanne-Claude (1935- 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário