10/05/2010

A Arte do Vale Tudo

Uma performance do artista plástico e cientista social, Pedro Costa, realizada no 13º Salão de Artes Visuais de Natal em Março passado, causou polémica. Membro do grupo “Solange Tô Aberta!”, Costa tirou a roupa em frente ao público e, de quatro, tirou um terço… do cú.

A performance foi filmada e está em exibição, na galeria Newton Navarro, da Funcarte. O terço também está em exposição. O artista explicou que a sua obra representa “a descolonização do corpo através da excretação do terço, um dos símbolos do domínio colonialista”.

Piadas não faltam sobre o assunto, assim como severas críticas ácidas de especialistas e leigos.

Segundo o próprio artista, a performance “representa a salvação. Uma salvação mítica que muitos gays acreditam haver para sublimar o facto de contrair uma doença sem cura. Como crítica, o ânus, lugar da morte gay, necessita da salvação, concedida pelo terço, em nossa sociedade ocidental dominada pela instituição católica e imposta como única forma de compreender o mundo e as relações humanas”.

Pedro já é bem conhecido por suas performances não muito bem vistas pela cultura da sociedade em geral. A sua banda , o Solange to Aberta! tem uma proposta interessante que une letras agressivamente sexuais, as batidas libidinosas do funk e performances que quebram todos os padrões de comportamento.

O vale-tudo na arte contemporânea, “Piss Christ”, do artista internacionalmente aclamado Andres Serrano, tem uma fotografia de um crucifixo mergulhado em urina.

Será que a célebre frase de Warhol- artistas em busca de 15 minutos de fama, se aplica.

Há dois anos o artista costa-riquenho Guillermo Habacuc amarrou um cachorro faminto no canto de uma galeria, os protestos vieram de sociedades protectora dos animais.No mês passado, o belga Wim Delvoye expôs porcos com tatuagens de Jesus Cristo e Nossa Senhora.

Sem comentários:

Enviar um comentário