07/05/2010

SHELLAC + MISSION OF BURMA

A Amplificasom, e a Mouco apresentam a estreia absoluta em Portugal dos Shellac, dinamizadores-dinamitadores do rock não-alinhado norte-americano.
Formados nos anos 1990 pelo ex-Big Black Steve Albini (guitarra, voz), engenheiro de som fundamental na definição identitária do melhor barulho independente das últimas décadas (gravou/pensou, entre centenas de outros, os Nirvana, os Pixies, as Breeders), Bob Weston (baixo, voz) e Todd Trainer (bateria, voz), os Shellac editaram até agora quatro álbuns pela reputada Touch & Go. "Excellent Italian Greyhound", é o mais recente.

Bob Weston integra igualmente os Mission of Burma que actuarão na primeira parte deste concerto. Esta é uma banda lendária cujo trabalho é apontado por críticos como um ponto charneira na música norte-americana com a sua mistura original de avant-rock noise com sonoridades mais melódicas, sendo citados como inspiração para músicos tão diversos como Sonic Youth, Moby, R.E.M ou Pearl Jam. Uma das características marcantes foi a forma inovadora como assumiram o trabalho de engenharia de som de Martin Swope como integral ao som da banda quer com as manipulações sonoras quer com a experimentação com ‘tape loops’. Na actual formação dos Mission of Burma, Weston veio assumir o papel de Swop.

Sem comentários:

Enviar um comentário