20/05/2010

Peter Brötzmann Chicago Tentet

Hoje recebi um presente sem contar, ofereceram-me dois convites para o concerto de PETER BRÖTZMANN CHICAGO TENTET, na Casa da Musica.

Não me recordo de momento tirando o SFJC, não existe muitos colectivos que abriga um extraordinário grupo de músicos. Onze, e não dez, como o nome faria supor - os melhores músicos do jazz contemporâneo actual.

Peter Brötzmann — tenor sax/clarinet/tarogato
Mars Williams — tenor/alto/soprano sax/clarinet
Ken Vandermark — tenor sax/clarinet/bass clarinet
Mats Gustafsson — baritone sax/fluteophone
Joe McPhee — pocket cornet/valve trombone/soprano sax
Jeb Bishop — trombone
Fred Lonberg-Holm — cello
Kent Kessler — bass
Michael Zerang — drums/percussion
Hamid Drake — drums/percussion

Brötzmann é o maestro, o arquitecto deste edifício, cheio de energia há 10 anos a esta parte envolve algumas das mais importantes figuras da música improvisada actual, do free jazz / improv.

Ken Vandermark é um dos saxofonistas de Chicago que passou a ganhar destaque a partir da década de 90. O nome do hiperativo saxofonista (que também utiliza muito o clarinete) está associado a uma infinidade de projetos: DKV Trio, Witches & Devils, Spaceways Inc., Bridge61, Caffeine, Territory Band, Free Fall, FME (Free Music Ensemble), Sonore e, talvez seu grupo mais sólido, o Vandermark 5. Costuma participar também do Chicago Tentet, do gênio alemão Peter Brotzmann.

Sem comentários:

Enviar um comentário