04/05/2010

FRANK ZAPPA

Nascido no dia 21 de Dezembro de 1940, em Baltimore, Maryland, Frank Vicent Zappa era filho de um meteorologista que trabalhava para o exército americano. Fez 17 anos que morreu Frank Zappa , 04/12/1993.

Frank Zappa morre aos 52 anos de cancro na próstata.Deixou mulher, Gail, e quatro filhos (Moon Unit, Dweezil, Ahmet Rodan e Diva)

A sua vida mudou aos 14 anos, quando teve nas suas mãos o disco, The Complete Works, Vol. 1, de Edgard Varèse.

A primeira performance pública de Frank Zappa foi em 1963, no programa de TV de Steve Allen. Zappa, então com 22 anos de idade, executou um "Concerto Para Bicicleta Percurtida Por Baquetas", acompanhado por um grupo de jazz que fornecia sons atonais para o concerto - isto no mesmo ano em que os Beatles lançavam "Love Me Do".

Aos 18 anos, Zappa compôs a banda sonora de dois filmes de baixo orçamento: Run Home Slow, escrito pelo seu professor de inglês, e The World's Greatest Sinner, para o qual contratou uma orquestra de 52 músicos.

Em 1963, ele entrou para a banda de rythm and blues The Soul Giants.

Um dos mais rebeldes, extravagantes, cínico, mordaz, irónico, polémico, inovador, todos adjectivos usados para descrever um dos músicos mais expressivos de sempre. Nunca se encaixou em nenhum rótulo ou tendência.É impossível ficar indiferente.

A sua música revela influências da música clássica, Stravinsky, Stockhausen e Edgard Varèse, bem como do Doo-Woop, Rock and Roll dos anos 50 e do Jazz, tudo pontuado por uma grande habilidade no manejo de vários instrumentos, principalmente a guitarra.

Zappa foi um crítico incansável e contundente, que usava a sátira e o comentário social contra o conformismo, a mediocridade e a hipocrisia. O american way of life era um de seus alvos preferenciais, bem como a Igreja, com sua moral duvidosa, e o Estado, que eram considerados por ele uma coisa só.

As suas bandas são ponto de partida para várias carreiras importantes - Jean Luc Ponty, George Duke, Terry Bozzio, Warren Cucurullo, Adrian Belew e Steve Vai. Zappa é também responsável directo pelo surgimento das carreiras de Captain Beefheart, Sugarcane Harris e Alice Cooper Band, gravando-os no seu selo Bizarre Records, subsidiária da Reprise Records, que por sua vez é um braço da Warner Bros.Records.

Estupidez até pode ter um certo charme. Ignorância não. - Frank Zappa

Alguns cientistas acreditam que hidrogénio, por ser tão abundante, é o elemento básico do universo. Eu questiono este pensamento. Existe mais estupidez do que hidrogénio. Estupidez é o elemento básico do universo. - Frank Zappa

Drogas são horríveis. Elas acabam com seu coração, o seu fígado e o seu cérebro. E o pior de tudo é que deixam você igual aos seus pais. - Frank Zappa

Pessoas consomem produtos via respiratória para poderem diminuir seu nível intelectual e assim poderem se sentir parte da turma. Afinal, ninguém gosta de andar com quem é mais inteligente do que você. Isto não é divertido. - Frank Zappa

Sem comentários:

Enviar um comentário