07/05/2010

Jon Rose "Violino Escravo - A True Story of a Slave Violinist"


O violinista, compositor e artista sonoro australiano Jon Rose é uma figura central para a nova música, improvisação e experimentação musical e em novos media.
Desde 1986, tem vindo a realizar o projecto "The Relative Violin" que consiste no desenvolvimento de uma forma de arte total baseada no violino.

Este projecto tem envolvido inovações no design do instrumento, modificações quer analógicas, quer com electrónica interactiva, novas técnicas instrumentais, performances, vídeos, obras para rádio, televisão, formas interdisciplinares como
performance-filme ou performances cruzadas com investigações sociais e ambientais, a organização de festivais dedicados ao violino e também a escrita de livros ("The Pink Violin" e "Violin Music in the Age of Shopping"). (...)

Para o concerto aqui apresentado Jon Rose vai buscar a figura de Joseph Emidy, um escravo africano, que chegou a segundo violino da Ópera de Lisboa. Mais tarde, e durante trinta anos, Emidy foi o compositor, violinista e professor mais conhecido do sudoeste de Inglaterra, apesar de mantido fora dos círculos musicais da capital devido às suas origens.

Sem comentários:

Enviar um comentário