23/05/2010

MoMA e Schaulager dividem Matthew Barney

Compraram a meias o arquivo da obra "Drawing Restraint", uma espécie de "work- in-progress" do artista norte-americano

O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e a Laurenz Fondation, proprietária do armazém-museu-galeria Schaulager, em Basileia, na Suíça, compraram a meias o arquivo da obra "Drawing Restraint", uma espécie de "work- in-progress" do artista norte-americano Matthew Barney, cujo primeiro núcleo, baseado na ideia de restrições auto-impostas, foi criado no final dos anos 80 - quando o autor ainda estudava na Universidade de Yale -, e que vai actualmente na sua 17ª série.

O valor da transacção não foi divulgado, mas especialistas da obra de Barney admitem que o montante pago terá rondado os cinco milhões de dólares (cerca de quatro milhões de euros). A obra inclui vídeos de performances de Barney, desenhos, esculturas, objectos feitos de materiais como petróleo, cera e plástico, e ainda uma ambiciosa longa-metragem - "Drawing Restraint 9" -, inspirada em rituais xintoístas e filmado no interior de um barco japonês de pesca à baleia. A banda sonora é de Björk, que também protagoniza o filme, juntamente com Barney. Todos os restantes elementos do extenso elenco são japoneses.

Esta inédita parceria deveu-se em boa medida a Maja Oeri, uma das herdeiras da multinacional farmacêutica Roche, que é simultaneamente administradora do MoMA e presidente da Laurenz Fondation.

Considerando que "Drawing Restraint" é "a espinha dorsal" de todo o trabalho artístico de Barney, Ann Temkin, curadora do departamento de pintura e escultura do MoMA, acha que as características desta obra, dada a multiplicidade de elementos que congrega, se adequam bem a esta aquisição partilhada. "O arquivo incorpora tantos elementos diversos que instituições como o MoMA ou o Schaulager podem mostrar apenas porções da obra", apresentando, por exemplo, "apenas os vídeos, sem as esculturas e os desenhos".

Sem comentários:

Enviar um comentário