18/05/2010

MORREU HANK JONES

O pianista de jazz Hank Jones, um dos mais respeitados da época do pós-guerra, morreu domingo, num hospital de Nova Iorque, vítima de uma doença que o seu agente, Jean-Pierre Leduc, não especificou.
Contava 91 anos. “O mundo do jazz está consternado, ele era um gigante, um dos últimos da sua geração”, afirmou Leduc. Entre 1947 e 1953, foi pianista da cantora Ella Fitzgerald, tendo-se associado posteriormente a Benny Goodman, com quem trabalhou até os anos 1970.

O seu estilo versátil fez dele um dos pianistas mais solicitados e gravados na história do jazz, tendo participado em vários acontecimentos históricos, acompanhando, por exemplo, Marilyn Monroe, quando ela cantou em 1962 “Happy birthday Mr. President” para o Presidente John F. Kennedy.

O pianista nasceu no estado do Mississipi, numa família de músicos, que deu ao mundo dois outros grandes nomes do jazz americano: o baterista Elvin Jones e o trompetista Thad Jones. Hank Jones ainda se mantinha activo. Esteve em Novembro do ano passado em Portugal para actuar no festival Guimarães Jazz e na Culturgest, em Lisboa.

No ano passado, havia recebido um Grammy de carreira e em 2008, George W. Bush havia entregue a Hank Jones a Medalha Nacional das Artes. À Billboard, o saxofonista Joe Lovano, que com ele tocou, chamou-lhe «um dos mestres da história do jazz».

Para além das citadas, Jones partilhou o espaço musical com Coleman Hawkins, Ben Webster, Wes Montgomery, Nancy Wilson, Lester Young, Charlie Parker e John Coltrane. Nascido em Vicksburg, Mississipi, e criado em Pontiac, Michigan, foi influenciado por Nat King Cole, Art Tatum e Teddy Wilson.

Sem comentários:

Enviar um comentário