23/05/2010

BRYAN MANTIA

Brian "Brain" Mantia já trabalhou com vários artistas conhecidos (Praxis, Primus, Tom Waits, Buckethead, Godflesh). Mantia, cresceu em Copertino, CA, era fã de de James Brown, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e começou a tocar bateria aos 16 anos de idade.A sua obsessão com a paisagem sonora de percussão, fez deste nativo de San Francisco um dos mais procurados produtores/percussionistas do mundo da cultura musical underground.

Pouco tempo depois, Brian ganhou o apelido "Brain" (devido a sua obsessão por um livro chamado "Portraits in Rhythm") na época em que tocava numa banda de escola. Continuou estudando bateria, tendo inclusive estudado no "Instituto de Percussão e Tecnologia" em Hollywood. Na metade dos anos 80 Brain entrou para uma banda de funk-rock “Hip Hop imposters” chamada The Limbomaniacs (lançaram apenas um álbum, chamado Stinky Grooves).

Em 1990 Brain começou uma carreira rica de um músico de estúdio, desenvolvendo e aperfeiçoando a sua evolução de estilo com: Tom Waits, Bill Laswell, Giant Robot, BT, Chris Isaak, Jon Hassell, George Clinton, Gary Shider e Mudbone Cooper of Parliament-Funkadelic,grupos de heavy metal Exodus e Testament). Brain participa em sessões da Disney, Levi’s, Toyota, Acura, Activision, bandas sonoras ( New Line Cinema, filmes Monster e Mortal Combat, film trailers Charlie’s Angels 2 e T3, e em shows da televisão Japonesa Ultra Man, Dragon Ball Z, e Teenage Mutant Ninja Turtles)e no jogos da Sega.

Depois disso, Mantia tocou com uma grande variedade de bandas, incluindo M.I.R.V. (Cosmodrome, Feeding Time on Monkey Island), MCM and the Monster (Collective Emotional Problems), e Tom Waits (Bone Machine, e na tourné 2005, do album 2005 Real Gone (Epitaph). Em seguida ajudou a fundar a banda funk/experimental Praxis, composta por Bootsy Collins (baixo), Bernie Worrel (teclados), Buckethead (guitarra) e Bill Laswell. Lançaram vários álbuns durante a década de 90 (incluindo os excelentes Transmutation (Mutatis Mutandis, Transmutation Live, and Warzsawa). Brain continuou trabalhando com Buckethead mesmo fora do Praxis (em projectos solo do artista, como "Giant Robot" e "Monsters and Robots"), e em Colonel Claypool’s Bucket of Bernie Brains no album The Big Eyeball in the Sky (Interscope Records) e Giant Robot’s The Cuckoo Clocks of Hell (Catalyst).

O seu projecto de trip-hop/dub, Fullcone, teve músicas lançadas em Axiom’s Valis-Destruction Of The Beat, Volumes I e II, e em compilações Tetragramatron-Submerge. Braingravou com Buckethead, os albums de 1999 Monsters and Robots, e Colma on Cyber Octave/Virgin Records, 1998. Os dois colaboraram em Pieces - I Need Five Minutes Alone, na editora de John Zorn, Avant. Brain tocou no album a solo do DJ Disk, Ancient Termites (Bomb Records). Surgiu no album ao vivo e no video, A Phonosycograph com Disk, Buckethead, Xtrakd, e com o convidado Les Claypool,


Não contente em ser apenas uma mera arma contratado de estúdio, Brain também se tornou membro permanente no fim dos anos 90 nos trabalhos da banda Godflesh (Songs of Love and Hate, Love and Hate in Dub - descrito como "Black Sabbath reúnido com Wu- Tang Clan "), e na banda dos seus camaradas de longa data, Primus (Brain tocou em The Brown Album, Rhinoplasty, Anti Pop, e no video Videoplasty- mas teve que sair da banda por conta de um pé quebrado). O retorno de Brain a banda se mostrou muito importante em sua carreira, tendo gravado os álbuns The Brown Album, Rhinoplasty e Ant-Pop.

Mantia tinha um grande histórico musical, que se tornaria ainda maior com o convite de Axl para que ele integrasse o Guns N’ Roses (por a indicação de Buckethead, que já estava fazendo parte da banda em substituição ao guitarrista Slash). Brain tocou ao vivo com os Guns and Roses na turnê de 2001 (incluindo no Rock in Rio III) e em 2002 na entrega de premios da MTV Video Awards e fez parte processo de gravação do álbum Chinese Democracy.

Em Junho de 2006, Brain saiu dos GN’R para passar resolver problemas particulares e passar um tempo com sua família e desde então, não voltou a tocar com a banda.

Os seus estudos actuais consistem em teoria musical avançada e técnica de piano, os padrões de comportamento das abelhas Africanas e da ciência económica de "subdivisões".

Sem comentários:

Enviar um comentário