Oren Bloedow "Luckiest Boy in the World".
Oren Bloedow é cantor, guitarrista e compositor, fundou os Elysian Fields em 1995, com Jennifer Charles.
O seu pai, Jerry Bloedow,( nasceu em 1928, é dramaturgo, poeta e editor de filme, teatro Hardware Poet's Playhouse, fixou-se na cena avante-garde de Nova York nos anos 1950 e início dos anos 60.
A primeira séria de filiações musicais de Oren foi com Phillip Johnston, Bobby Previte e Wayne Horvitz, trabalhou com ele na banda Bobby Radcliff de blues na década de 1980. Com Radcliff, Oren voltou a Dr. John, Otis Rush e Johnny Copeland,e a Paul Butterfield também pouco antes de morrer. Outra colaboração foi com o underground guitarrista Ron Anderson, depois nos The Molecules, São Francisco.
Em 1985, um amigo de Ron introduziu Oren nos 101 Crustaceans, cujo líder, Ed Pastorini, é o mais antigo amigo de Oren, a associar-se musicalmente, e mais tarde foi membro dos Elysian Fields. Oren consistentemente cita o nome de Ed Pastorini como o seu artista musical favorito.
Oren Bloedow primeiro ganhou notoriedade na cena downtown de Nova York, como baixista de John Lurie Lounge Lizards e como membro de Samm Bennett, The Jazz Passengers, Marc Ribot, Bosho, Gary Lucas, Chunk, e depois nos Elysian Fields. O seu melhor trabalho exibido como instrumentista, foi em Lounge Lizards Live in Berlin Volumes 1 e 2, Bloedow também revelou a sua inclinação para compor a solo. A sua estréia foi com o homónimo disco em 1993. Mais enraizado na tradição pop, Bleed You Cedar, é o primeiro álbum dos Elysian Fields com a co-leader/singer Jennifer Charles.
Lançado em 1996, Bloedow toca guitarra e co-produziu o álbum com o teclista Ed Pastorini. As performes frequentes ao vivo em Nova York, Bloedow toca guitarra em estúdio e no palco para artistas como os Dog's Eye View, Brenda Kahn e Chocolate Genius.1998 Bloedow realiza o segundo album a solo The Luckiest Boy in the World, com o popular jazzy groove trio Medeski, Martin and Wood a servir como banda de apoio.
Convidados como Ron Sunshine na harmonica e o virtuoso da slide guitar, Dave Tronzo, fazem de "Luckiest Boy in the World" um dos melhores álbuns avant pop a sair da cena downtown de Nova Iorque. O projecto "sefardita Diáspora ", Mar Enfortuna, também conta com Jennifer Charles, segui-se três anos depois.
A partir da década de noventa até ao presente, continua a andar em tourné, gravar e / ou tocar com Chocolate Genius, Lizz Wright, Meshell Ndegeocello, Martha Wainwright, e Yerba Buena, quer no baixo ou na guitarra. Além do seu trabalho a solo e trabalhar com os Elysian Fields, também continua a sua associação a longo prazo com Ed Pastorini e 101 Crustaceans.
Destaques na carreira de Oren incluem ser nomeado como Artista do Ano por Greil Marcus, em 2004, Diretor Musical do tributo a Randy Newman na UCLA's Royce Hall for impressario Hal Willner, tocar com Lou Reed, Emmylou Harris, Steve Earle, e uma vez com Bruce Springsteen no Carnegie Hall.
Sem comentários:
Enviar um comentário